sábado, 5 de maio de 2012

Embrapa divulga o Delta Diet: Guia de Identificação da Dieta de Herbívoros



O Delta Diet é um guia prático ilustrado para identificação da dieta de herbívoros e animais que consomem plantas a partir da leitura de lâminas fecais, sendo de grande importância na avaliação do uso dos recursos forrageiros não somente para os produtores rurais e técnicos que trabalham com pecuária, como também para os cientistas que trabalham com dieta e manejo de animais domésticos e silvestres da região.

Segundo Sandra Aparecida Santos, uma das pesquisadoras responsáveis pelo desenvolvimento da ferramenta, o usuário poderá coletar fezes em determinada área de interesse e enviá-las para o laboratório para identificação, podendo, com iAsto, conhecer as principais forrageiras consumidas por bovinos e/ou outras espécies de animais domésticos e silvestres criados em pastagem.

"Conhecendo a composição botânica ou as espécies forrageiras chaves consumidas pelos animais, será possível definir estratégias de manejo sustentáveis, como a real capacidade de suporte incrementando, assim, o rendimento econômico da produção, bem como definir estratégias de conservação da fauna silvestre e dos ecossistemas" explica Sandra Santos. "O observador, no caso, o usuário compara as características da planta na lâmina fecal como, por exemplo, características anatômicas da epiderme, com o banco de referência-descritores e fotos".

Segundo Arnaud Desbiez, pesquisador do Royal Zoological Society of Scotland, o Deltadiet tem sido usado em vários estudos científicos não somente para avaliação da dieta de herbívoros como também de outros animais domésticos como pecarídeos (cateto, porco selvagem e queixada), tatu, iguanas, emas, entre outras espécies.

O acesso ao conteúdo do DELTADIET pode ser feito a partir de qualquer característica ou descritor e na ordem ou combinação em que desejar, iniciando de novo tantas vezes quantas necessárias, até a determinação de uma espécie ser confirmada. O banco de dados do Programa descrição detalhada de cerca de 200 forrageiras, distribuídas em quatro bancos: Poaceae, Eudicotiledôneas, Cyperaceae e Outras Monocotiledôneas.

O download do programa pode ser feito na página eletrônica:www.cpap.embrapa.br, descompactado via WinRar podendo ser instalado em qualquer computador.


Mais informações

Rua 21 de Setembro, 1880
Bairro Nossa Senhora de Fátima
Caixa Postal 109
CEP 79320-900 - Corumbá/MS
Telefones: (67)3234-5800 e 3234-5900 
Fax: (67)3234-5815

FONTE

Raquel Brunelli - Jornalista
Telefone: (67) 3234-5882

Nenhum comentário:

Postar um comentário