sexta-feira, 25 de maio de 2012

Entidades pedem a ministro da Agricultura nova estratégia para o agronegócio


Emílio Pedroso
Foto: Emílio Pedroso
Mendes Ribeiro Filho recebeu documento de representantes do agronegócio nesta quinta

As principais entidades do agronegócio brasileiro elaboraram um documento em que pedem ao ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho (PMDB-RS), que coordene "uma nova estratégia para o agronegócio brasileiro". O documento com as propostas foi entregue na manhã desta quinta, dia 24, ao chefe da pasta pelo ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues, em audiência da qual participaram também o ex-secretário paulista de Agricultura João Sampaio e o presidente da Organização das Cooperativas (OCP), Márcio Lopes.
Roberto Rodrigues explicou que, embora a pasta da Agricultura tenha desenhado uma política agrícola consistente, como é o caso das câmaras setoriais, onde a iniciativa privada está representada, a implementação das ações é complicada, porque os instrumentos estão dispersos em vários órgãos governo.
Ele citou como exemplo a questão dos registros de defensivos agrícolas, que dependem dos ministérios da Saúde e do Meio Ambiente. Outras questões são as negociações comerciais e a logística. Ele defendeu que o Ministério da Agricultura participe do processo de definição sobre quais são as hidrovias, ferrovias e portos mais importantes para o agronegócio.
A proposta encaminhada no documento é que haja uma integração dos diversos órgãos do governo para ao setor agropecuário, sob coordenação da presidente Dilma Rousseff.  Rodrigues lembrou que a última estratégia para o agronegócio foi elaborada nos anos 1970, pelo então ministro Alysson Paolinelli, durante o governo do general Ernesto Geisel.
Agência Es

Nenhum comentário:

Postar um comentário