quinta-feira, 17 de maio de 2012

GO: Comunicado - Influenza Equina


17/05 

Devido à suspeitas e ocorrências de Gripe Equina em alguns estados do país, a AGRODEFESA, por meio da Gerência de Sanidade Animal - GESAN, vem alertar o produtor rural e demais criadores de equídeos sobre a necessidade de prevenção da doença em nosso Estado. A Gripe Equina é transmitida pelo ar e de rápida disseminação e a aglomeração de animais em eventos pecuários como cavalgadas, exposições e leilões predispõem os equídeos a contraírem a doença de animais infectados. 

A vacinação é o principal meio de se garantir a não ocorrência da enfermidade, assim, os equídeos (equinos, asininos e muares) devem ser vacinados 15 dias antes da movimentação, de forma que os animais transportados possam ter imunidade suficiente contra a Influenza Equina (Gripe Equina). É recomendada também a vacinação para animais que não serão transportados. Caso o produtor tenha conhecimento de animais com sintomas da doença como: tosse; febre, apatia, redução do apetite, corrimento nasal seroso podendo evoluir para mucopurulento e inchaço na face, deverá comunicar imediatamente ao escritório da AGRODEFESA mais próximo para atendimento gratuito pelos médicos veterinários da Agência. 

A enfermidade é de notificação obrigatória e a AGRODEFESA quer manter a tropa goiana livre desta enfermidade, portanto, a notificação é muito importante. 

Lembramos que para qualquer movimentação de equídeos o exame negativo de Anemia Infecciosa Equina é obrigatório para emissão da GTA. Para a movimentação de equídeos com destino para eventos pecuários é obrigatório o exame negativo para Anemia Infecciosa Equina com validade de 60 dias e vacinação para Influenza Equina. Em caso de movimentação de equídeos de estados onde existe a ocorrência de Mormo, também é necessário a apresentação de exame negativo do animal. A vacina contra Influenza Equina pode ser encontrada nas lojas agropecuárias de Goiás, desta maneira, a AGRODEFESA conta com a colaboração de todos no combate a esta doença.

PRODUTOR: PREVINA SUA TROPA CONTRA A GRIPE EQUINA, VACINE SEUS ANIMAIS!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário