sábado, 5 de maio de 2012

Minas Gerais amplia adesão ao sistema federal de inspeção


Estado passa ter o maior número de produtos de origem animal incluído no Sisbi 

Mônica Costa 


O Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal de Minas Gerais ampliou o escopo de adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produto de Origem Animal (SISBI-POA) do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa). “Além do segmento de carnes, que já estava incluído no sistema nacional, agora temos também as categorias leite, pescado e ovos reconhecidas dentro do Sisbi”, afirma Altino Rodrigues Neto, diretor geral do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).
Desta forma, Minas Gerais passa a ser o primeiro estado brasileiro com maior número de produtos de origem animal incluídas no Sisbi.
O reconhecimento da equivalência foi assinado nesta quinta-feira,3 , pelo ministro da Agricultura Mendes Ribeiro Filho, durante a 78ª Expozebu, em Uberaba (MG). A decisão foi tomada após uma auditoria na sede da Gerência de Inspeção de Produtos (GIP/IMA), na coordenadoria regional de Curvelo e em sete estabelecimentos mineiros.

“A inclusão de mais itens de origem animal amplia a área de circulação dos produtos mineiros, que poderão ser vendidos em qualquer parte do País”, diz Rodrigues.

O ingresso no Suasa é voluntário e pode ser solicitado nas Superintendências Federais de Agricultura (SFAs). Para obter a equivalência, é necessário comprovar a aptidão para certificar a qualidade e a inocuidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do Ministério da Agricultura.

Atualmente, quatro estados (Bahia, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul), sete serviços municipais (Alegrete/RS, Cascavel/PR, Erechim/RS, Rosário do Sul/RS, Santa Cruz do Sul/RS, São Pedro do Butiá/RS e Uberlândia/MG) e um consórcio de municípios (Consad – São Miguel do Oeste/SC) já aderiram ao Sistema. Em processo de adesão encontram-se 14 estados (ES, SP, SC, GO, TO, MT, MS, AC, RN, PB, PE, PA, CE, AM) e o Distrito Federal, 60 municípios e mais cinco consórcios municipais.

Fonte: Portal DBO com informações Mapa


Nenhum comentário:

Postar um comentário