segunda-feira, 2 de julho de 2012

Estudo sobre cadeia láctea no Uruguai é publicado em livro


Pesquisadores da USP participam de estudo para implantação do Consórcio Regional de Inovação da Cadeia Láctea do Litoral, no Uruguai. Livro está disponível para download gratuito (CRI)
Notícias

02/07/2012

Agência FAPESP – O livro La Cadena Lactea en Uruguay: Planeamiento Estrategico para el Litoral Oeste é resultado de um estudo colaborativo feito por pesquisadores de países do Mercosul, entre os quais os professores Marcos Fava Neves e Roberto Fava Scare, da Universidade de São Paulo.
O estudo teve como principal objetivo a construção do plano estratégico do Consórcio Regional de Inovação (CRI) da Cadeia Láctea do Litoral, no Uruguai. A estratégia metodológica envolveu a implementação do Método de Planejamento Estratégico e Sistemas de Gestão do Agronegócio (Gesis).
Para a construção do plano foram realizadas diversas oficinas com vários ramos da cadeia produtiva de leite, pesquisadores e formuladores de políticas.
De acordo com os autores, o trabalho para a construção do consórcio e sua especificação no desenho do Planejamento Estratégico da Cadeia Caminho da Costa Oeste foi uma “contribuição instrumental e metodológica, levantando um conceito político de descentralização da concentração do desenvolvimento regional”, que se reflete no livro.
“O Consórcio Regional de Inovação da Cadeia Láctea do Litoral propõe uma estrutura de aliança com alta flexibilidade organizacional, autonomia de gestão, aplicabilidade das decisões e amplitude do campo de atuação: Investigação, extensão, capacitação, comunicação e apoio tecnológico para governos locais”, destacam.
O estudo foi realizado a partir de um intercâmbio entre o Instituto Nacional de Investigação Agropecuária, a Compañía Láctea Agropecuaria Lecheros de Young (Claldy), a Universidade da Republica, o Laboratório Tecnológico do Uruguai e a empresa Pili, juntamente com a Agencia Nacional de Investigación e Innovación, a Uruguay Innova, a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP em Ribeirão Preto, a Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace) e o Centro de Pesquisas e Projetos em Marketing e Estratégia (Markestrat).
O livro pode ser baixado gratuitamente em: www.markestrat.org/pt-br/publicacao.php?id_item=313

Nenhum comentário:

Postar um comentário