segunda-feira, 2 de julho de 2012

Gripe aviária no México coloca Brasil em alerta.



A influenza aviária — a chamada gripe aviária — reapareceu no México e preocupa os brasileiros.

Frango em granja em São Paulo; doença no México preocupa produtores brasileiros

June 29, 2012 | 12:00pm
A influenza aviária nessa região preocupa porque, se atravessar a América Central, poderá chegar ao Brasil, diz Ariel Mendes, diretor da Ubabef (entidade do setor).
O Brasil desenvolveu mecanismos de defesa nos últimos anos, mas produtores e governo devem redobrar a atenção agora, segundo Mendes. O vírus que reapareceu no México é do tipo H7N3.
Da parte dos produtores, Mendes diz que poderão ser tomadas medidas simples, como a proibição de visitas nas granjas, eliminação de contato das aves silvestres com as das granjas (por meio de colocação de telas) e cuidados com as importações de material genético.
Guilherme Marques, diretor do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, diz que nenhum país está imune à ocorrência dessa doença, principalmente porque um do transmissores são aves migratórias.
O importante, segundo ele, é identificar o risco e eliminá-lo rapidamente.
Para isso, o país tem de aumentar a vigilância. “Não basta dizer que há um sistema de defesa. É preciso demonstrá-lo”, diz Marques.
A partir de agosto, o país aumentará a adoção de um sistema de defesa chamado de compartimentalização.
É um projeto-piloto da OIE ( Organização Mundial para a Saúde Animal) que está sendo posto em prática em quatro unidades  de produção pelo Ministério da Agricultura.
O sistema consiste em uma proteção conjugada de granjas de matrizes, incubatório, granjas de frango, fábrica de rações e abatedouro. O projeto envolve a busca de segurança máxima para todos esse conjunto. 
A chegada da doença ao Brasil faria o país perder muito, já que é o maior exportador mundial.
Fornecedor: Lupa Clipping
Por: Mauro Zafalon - mauro.zafalon@uol.com.br - VAIVÉM
Fonte: Jornal Folha de S. Paulo em June 29, 2012 | 11:56am

Nenhum comentário:

Postar um comentário