terça-feira, 3 de julho de 2012

Nações do Cone Sul preparam estudo de avaliação regional em saúde animal


O IICA e o Conselho Veterinário Permanente protagonizam um debate sobre ações integradas entre Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai, Uruguai e Argentina
No âmbito do Plano Operativo Anual de Cooperação Técnica entre o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e o Conselho Veterinário Permanente do Cone Sul (CVP) reuniram-se, na última terça-feira (23), representantes dos Serviços Veterinários Nacionais de seis países: Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai, Uruguai e Argentina. O grupo trabalhou na elaboração de um estudo de avaliação do risco regional em Saúde Animal no âmbito dos países do Conselho.

Os trabalhos foram coordenados por Andrez Perez (da Universidade da Califórnia, Davis) e Emilio León, do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA) e do Centro Buenos Aires para a Capacitação dos Serviços Veterinários (CEBASEV); referências internacionais na temática abordada.

O exercício realizado por funcionários foi importante para a integração da região, já que dentro do CVP existe um Grupo de Trabalho para tratar do tema Avaliação de Risco, composto por profissionais dos Serviços Veterinários Nacionais treinados no tema, com a finalidade de reforçar as capacidades nacional e regional.

Participaram também do encontro Magdalena Ferdinand e Gabriela Campón da Secretaria Técnica do CVP; Tomás Krotsch, Coordenador da área de Sanidade Agropecuária e Inocuidade dos Alimentos (SAIA) do IICA na Argentina; e Lucia Maia, Coordenadora da área de SAIA do IICA no Brasil. Lucia destaca que o tema voltará para a agenda de debates, agora no âmbito nacional em cada país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário