quarta-feira, 4 de julho de 2012

Rússia deseja retomar importação de carne bovina do Brasil


Suspensão das compras de carne do Brasil pela Rússia no ano passado atingiu vários frigoríficos brasileiros
Com relação às compras de carne suína e de aves, também atingidas pelo embargo, ele observou, no entanto, que a Rússia nos últimos anos já está conseguindo abastecer sua população com esse produto
Brasília - DF, 04 de Julho de 2012 - O senador russo Gennady A. Gorbunov afirmou, na terça-feira (2), em reunião da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado que seu país tem grande interesse em suspender o embargo à importação de carne bovina do Brasil. O parlamentar e mais dois senadores russos vieram ao Brasil para tratar de temas do agronegócio, especialmente com relação ao mercado de carnes.
A suspensão das compras da carne do Brasil, decretada pela Rússia no início do ano passado, atingiu vários frigoríficos brasileiros, e foi justificada por aquele país sob a alegação da existência de problemas sanitários na carne importada do Brasil.
De acordo com Gorbunov, a Federação da Rússia tem um elevado déficit na produção de carne bovina, tendo, por essa razão, necessidade de suprir o mercado interno com importações. Com relação às compras de carne suína e de aves, também atingidas pelo embargo, ele observou, no entanto, que a Rússia nos últimos anos já está conseguindo abastecer sua população com esse produto.

Leia mais:


Infelizmente, para a Rússia, nós ainda enfrentamos um problema de déficit de abastecimento de carne bovina que gostaríamos muito de preencher com uma produção de alta qualidade do Brasil. Todos sabem que para aumentar a produção de carne de porco e de frango não é necessário muito tempo. Já com relação à carne de boi, a situação é diferente, pois uma elevação substancial da produção neste setor leva pelo menos dez anos — explicou Gorbunov.
Durante a reunião, presidida pelo senador Waldemir Moka (PMDB-MS), o coordenador-executivo da Comissão de Sanidade da Confederação Nacional de Agricultura (CNA), Décio Coutinho, fez uma apresentação aos parlamentares russos do novo sistema de rastreabilidade que o Brasil está implementando em todo o território nacional.
Respondendo a questionamento do senador Sergio Souza (PMDB-PR), Gorbunov garantiu que o embargo da Rússia à carne brasileira não foi decretado em razão de a Rússia ter passado a comprar o produto dos Estados Unidos ou da União Européia em troca de apoio político para sua entrada na Organização Mundial do Comércio (OMC).

A reunião

Já o senador Antônio Russo (PR-MS) solicitou à comitiva de parlamentares russos sua interferência junto aos órgãos de comércio exterior daquele país, no sentido de permitir o acesso ao mercado russo da produção brasileira de carnes não apenas para grandes frigoríficos, mas também para médios e pequenos produtores.
Ao final da reunião, o senador Blairo Maggi (PR-MT) reclamou do excesso de rigor da fiscalização nos portos da Rússia sobre cargas de soja originárias do Brasil. De acordo com Blairo Maggi, a simples presença na soja, em quantidades mínimas, da impureza constituída por uma erva daninha brasileira, que tem o nome popular de picão-preto, é suficiente para os fiscais russos não darem permissão para o desembarque do produto brasileiro.
(Agência Senado ) (Redação)

http://www.avisite.com.br/clipping/index.php?codclipping=19095

Nenhum comentário:

Postar um comentário