quarta-feira, 8 de agosto de 2012

CFMV REITERA POSICIONAMENTO CONTRA O TRATAMENTO DA LEISHMANIOSE VISCERAL EM ANIMAIS


Em relação às reportagens veiculadas na imprensa nesta quarta-feira (01/8), sobre o tratamento da Leishmaniose Visceral (LV) em animais, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) esclarece que, atualmente, não existe nenhum medicamento fabricado ou certificado no País que seja eficaz no tratamento e na cura da LV em animais. De acordo com a determinação do Ministério da Saúde, a eutanásia é o único recurso seguro no combate à doença. O tratamento de cães portadores da LV por meio da prescrição de medicamentos de uso humano em animais é proibido pelo Ministério, uma vez que o parasito não é eliminado do organismo.

Dessa forma, o CFMV posiciona-se a favor da eutanásia de animais, desde que tenham sido aplicados os exames necessários que não deixem dúvidas quanto à positividade da contaminação. Até que se encontre um fármaco eficaz no tratamento da LV canina, as questões relativas ao tema precisam ser discutidas pelos órgãos competentes como Ministério da Agricultura, Ministério da Saúde, Ministério do Meio Ambiente, Ministério Público e Conselhos de Medicina Veterinária.

O Conselho entende que o Médico Veterinário tem um papel extremamente importante para a saúde humana e deve atuar, também, para garantir a segurança da população.


Assessoria de Comunicação CFMV

Nenhum comentário:

Postar um comentário