quarta-feira, 8 de agosto de 2012

CASOS DE LEISHMANIOSE SÃO MAIORES QUE NO ANO DE 2011


No ano inteiro de 2011, foram 2.981 casos suspeitos e 613 positivos
Os números da Leishmaniose, em Votuporanga, tiveram um aumento em comparação com o ano passado. Segundo informações do Secez (Setor de Controle de Endemias e Zoonoses), até o momento, foram 6.945 notificações suspeitas e 1.220 positivos. A Vigilância Epidemiológica divulgou que, neste ano, foram 12 casos em humanos confirmados.

No ano inteiro de 2011, foram 2.981 casos suspeitos e 613 positivos. Em humanos, foram cinco confirmados e dois óbitos.

O Veterinário responsável do Secez, Élcio Sanches Júnior, afirmou que os bairros de maior incidência são Estação, Paineiras, Matarazzo e São João.

Élcio falou das ações do município como manejo ambiental pelas equipes do Secez; visitas de casas a casas; busca ativas em humanos; digitação do fluxo de Leishmaniose; notificação de galinheiros na cidade; castração; recolhimento de cães positivos e a Eutanásia nestes casos.

Paralelamente, Votuporanga realiza o trabalho científico - "Novas estratégias para o Controle da Leishmaniose Visceral", desenvolvido em parceria com o Instituto Adolfo Lutz (IAL) - SP, Vigilância Epidemiológica - D RS XV de São José do Rio Preto, Sociedade Protetora dos Animais de Votuporanga (Spavo) e Unifev. Assim como o título, o projeto consiste em obter novas estratégias para o controle da doença no município. "A segunda fase começará em agosto", afirmou.

Vale destacar que a Leishmaniose é uma doença transmitida pela picada do mosquito palha, e acomete principalmente o humano e os cães, sendo fatal se não tratada no homem. Já o tratamento no animal acometido é proibido, sendo necessária a Eutanásia.
Fonte: A CIDADE
http://www.cfmv.org.br/portal/noticia.php?cod=3060

Nenhum comentário:

Postar um comentário