quinta-feira, 23 de agosto de 2012

DIROFILARIOSE

DIROFILARIOSE
O QUE É?
A Dirofilariose, ou o parasita do coração, é uma doença que afecta maioritariamente cães, pois os gatos são mais resistentes, sendo causada por um parasita nemátode (Dirofilaria – D. immitis), cujos vectores transmissores são mosquitos. Estes mosquitos ao picar, infestam os cães com as formas larvares do parasita e estas migram pela pele e musculatura, até chegarem à corrente sanguínea. Os animais mais afectados são os que têm acesso ao exterior havendo maior predisposição em machos de raças grandes, entre os 4 e 8 anos. As larvas (microfilárias) destes parasitas acabam por chegar às artérias pulmonares e ao coração, onde atingem o estado adulto (dirofilárias) e se alojam, demorando este processo cerca de 6 meses. O período anual de maior risco é entre Junho e Agosto, devido a uma maior actividade diária do mosquito.
Ciclo de vida do parasita D. immitis
ONDE OCORRE?
Distribuição de D.immitis no mundo inteiro
Apesar de Portugal ser uma zona endémica, a região do Porto não é das mais afectadas. Contudo, é importante ter em conta os animais que viajam ou frequentam outras zonas do país, nomeadamente as regiões de Trás-os-Montes e Alto Douro, Ribatejo, Alentejo e Algarve.
SINAIS CLÍNICOS FREQUENTES
Cães com dirofilariose podem adoptar uma panóplia de sinais clínicos, geralmente relacionados com problemas cardíacos. Os sinais clínicos mais frequentes podem ser sinais ligeiros como a fadiga, dificuldades respiratórias, tosse e perda de peso, ou mais severos, como sangramento nasal ou sangue na urina, ascite (liquido no abdómen) ou desmaios. Estes sinais são consequência da presença dos parasitas adultos no coração e artéria pulmonar, sendo que cada adulto atinge 15 a 35cm de comprimento. A presença de larvas na circulação leva por vezes ao aparecimento de tromboses. Na ausência de tratamento da doença, pode ser fatal.
COMO SE DIAGNOSTICA?
A melhor maneira de diagnosticar este parasita é através de uma recolha de sangue para confirmar a presença de antigénios de dirofilárias, embora estes só possam ser realizados 6 a 7 meses após a infecção. A ecocardiografia é útil para visualizar parasitas adultos no coração, quando estes existem. No exame microscópico de esfregaço de sangue podem visualizar-se por vezes as microfilárias.
TRATAMENTO
A Dirofilariose tem tratamento, apesar deste ser complexo e demorado (semanas a meses). Este tratamento consiste na aplicação de injectáveis para matar as dirofilárias (adulticida) e 3 a 4 semanas depois o uso de anti-parasitários orais para matar as microfilárias (microfilaricida).
PREVENÇÃO
A prevenção contra a Dirofilariose torna-se a forma mais eficaz de controlar a doença. A desparasitação deve ser feita mensalmente com 1 mês de antecedência e 1 mês após ao período de risco (Maio a Setembro). A desparasitação oral apenas mata as microfilárias, não prevenindo a picada do mosquito, sendo que para isso é importante usar pipetas spot-on ou coleiras específicas com repelentes de insectos.
Realizado por: André Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário