terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Teste de brucelose para ovinos é obrigatório no Rio Grande do Sul


Emílio Pedroso
Foto: Emílio Pedroso / Agencia RBS
Doença pode tornar os animais inférteis
Machos com idade superior a oito meses devem passar pelo exame
O Departamento de Defesa Sanitária da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul (Seapa) orienta os criadores de ovinos e veterinários a realizarem o exame de brucelose ovina (ou epididimite ovina). A doença pode provocar prejuízos econômicos, causando problemas de reprodução no criatório, e tornar os animais inférteis.

Além de ajudar a identificar problemas no rebanho, o atestado negativo para a doença é exigido para a emissão de Guias de Trânsito Animal (GTA) aos exemplares machos reprodutores que forem participar de exposições, feiras, leilões ou outras aglomerações de ovinos em todo o Rio Grande do Sul.

Seis laboratórios estão cadastrados junto à Seapa para a realização do exame em diferentes regiões do Estado. São considerados carneiros reprodutores e, portanto, obrigados a apresentar o laudo, os machos com idade superior a oito meses. O exame de brucelose ovina é realizado através de amostra de sangue do animal, coletada e enviada por veterinário responsável a um dos laboratórios credenciados. 


GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Nenhum comentário:

Postar um comentário