terça-feira, 15 de janeiro de 2013

EUA detectam H5N1 em mercado de aves vivas de Nova Iorque

Campinas, 15 de Janeiro de 2013 - Citando como fonte da notícia o National Chicken Council (NCC) dos EUA, o site inglês especializado em avicultura The Poultry Site ( www.thepoultrysite.com), relata a detecção, em plena Nova Iorque, do vírus H5N1 da Influenza Aviária. O tipo de vírus presente foi confirmado pelos Serviços Veterinários Nacionais do USDA, com a observação de “patogenicidade presumivelmente baixa”.

O achado envolve um mercado de aves vivas da “Big Apple” e não representa caso inédito. A última ocorrência do gênero conhecida do público data de 2005 e chegou a ser noticiada pelo AviSite (clique aqui e vide “Influenza Aviária volta a se manifestar nos EUA”).

À primeira vista a ocorrência não deve interferir nas vendas externas norte-americanas de carne de frango, mesmo porque a região não é grande exportadora do produto. De toda forma, cioso em preservar mercados importantes, o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) baixou determinação na qual proíbe a exportação de carne de frango, ovos e demais produtos avícolas de todo o estado de Nova Iorque para Taiwan e Japão.
(Avisite) (Redação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário