terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Vacinação proporciona queda significativa da Salmonella no Reino Unido

Campinas, 25 de Janeiro de 2013 - De acordo com a Professora Sarah O’Brien, titular da cadeira de Epidemiologia e Zoonoses da Universidade de Liverpool (Inglaterra), a introdução da vacinação em massa na avicultura para combater infecções por Salmonella proporcionou o que ela chama de “queda dramática do número de casos” desde o final dos anos 1990.

Entre 1981 e 1991, o número de infecções por Salmonella no Reino Unido aumentou 170% devido, principalmente, a uma epidemia de Salmonella enteritidis cujo pico ocorreu em 1993.

Isso levou as autoridades sanitárias a imporem uma série de medidas à indústria avícola, o que incluiu restrição de trânsito, abate compulsório, procedimentos intensivos de desinfecção e um esquema voluntário de vacinação que abrangeu, inicialmente, o plantel reprodutor (1994) e, na sequência, plantéis de postura (1998).

Originalmente, a legislação britânica exigia o compulsório sacrifício de qualquer ave infectada por Salmonella, determinação que foi revogada. Apesar disso, a vacinação teve continuidade e, praticamente, tornou-se prática rotineira (sem ser legalmente obrigatória) graças ao trabalho do Conselho Britânico da Indústria de Ovos - na sigla em inglês, BEIC, espécie de “Ovos Brasil” que congrega diversas entidades e setores da área de postura do Reino Unido.

Conforme a Professora O’Brien, graças à vacinação “obtivemos marcante declínio na incidência de infecções por Salmonella, resultado comprovado por dois estudos realizados em diferentes espaços de tempo. No estudo realizado entre 1993 e 1996, o número de casos foi de 1,6 por mil pessoas. Já no estudo realizado entre 2008 e 2009, mantidos os mesmos padrões anteriores, o número de casos foi de 0,2 por mil pessoas. Paralelamente, o número de casos laboratorialmente confirmados recuou de 18 mil (1993) para apenas 459 (2010)”.

Clique aqui para acessar, no Journal “Clinical Infectious Diseases”, trabalho em que a Professora Sarah O’Brien descreve o declínio das infecções por Salmonella no Reino Unido. Nele, a catedrática de Liverpool descreve, inclusive, os quatro programas nacionais implementados localmente entre 2007 e 2010 visando ao controle do problema.
(Avisite) (Redação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário