quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Cerca de 74% do rebanho capixaba está vacinado contra a Brucelose


Mais de 150 mil bezerras foram imunizadas


O rebanho capixaba está mais protegido. Por meio do Projeto Brucelose, a cobertura vacinal contra a doença alcançou 74% no Espírito Santo, em 2012, assegurando que mais de 150 mil bezerras estejam imunizadas. A iniciativa, que teve início em 2010, oferece facilidades de vacinação ao produtor com o objetivo de contribuir para a redução da prevalência e incidência de novos focos da brucelose.

Em 2010, o programa alcançou 46% da cobertura vacinal e a meta é atingir 85% até 2014. O superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo - Senar/ES, Neuzedino Alves de Assis, avalia que o resultado superou as expectativas. “O resultado alcançado revela que estamos dando um passo importante na pecuária no Espírito Santo, contribuindo significativamente para reduzir os índices da brucelose no rebanho e aumentar a sanidade animal”, salienta.


A iniciativa envolve a atuação de 50 Sindicatos Rurais. Por meio do projeto, o criador paga R$ 4,00 por animal vacinado, valor abaixo do praticado no mercado e com o preço do deslocamento incluso. O programa funciona com a realização de visitas dos agentes de saúde animal às propriedades para a vacinação. Devem ser vacinadas as bezerras de bovinos e bubalinos de 3 a 8 meses. A vacina é única e deve ser aplicada apenas uma vez durante o ciclo de vida animal.

O Projeto Brucelose é uma iniciativa da Federação de Agricultura e Pecuária do Espírito Santo - Faes, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo - Senar/ES, da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca do Espírito Santo - Seag, do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo – Idaf, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural Incaper, Organização das Cooperativas Brasileiras do Espírito Santo – OCB/ES e A Superintendência Federal da Agricultura - SFA.

Sobre a doença

A Brucelose é uma doença infecciosa que provoca a diminuição da produção da carne e leite, morte de bezerros e baixo índice reprodutivo. Entre os sintomas da endemia o principal é o aborto, além de inflamação das articulações, feridas na pele, retenção da placenta e esterilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário