quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Polônia faz testes em frigoríficos para verificar fornecimento de carne de cavalo para hambúrguer



A Polônia está realizando testes de DNA em amostras de carne de sete frigoríficos para verificar se alguma delas forneceu a carne de cavalo encontrada em hambúrgueres produzidos pela empresa irlandesa de processamento de alimentos Silvercrest. Nada foi comprovado ainda e os resultados das análises são esperados na próxima semana.
Autoridades irlandesas do setor de alimentos e da agricultura afirmam que a carne de cavalo encontrada em hambúrgueres na Inglaterra e Irlanda veio de um fornecedor polonês que enviou à Silvercrest sobras congeladas de frigoríficos que foram rotulados como carne bovina. Os nomes das empresas não foram revelados, pois ainda não há provas contra elas, mas se a fraude for confirmada, deverão ser processadas.
O escândalo abalou a confiança do mercado polonês, onde o hambúrguer é o principal produto alimentício exportado. A fábrica que produziu os hambúrgueres Silvercrest foi fechada como medida de precaução e seus dois maiores clientes – a rede de supermercados Tesco e o Burger King – anunciaram que estão negociando com outros fornecedores.
O Burger King anunciou também que todas suas lojas na Europa agora usam carne fornecida por empresas da Itália e da Alemanha, que recentemente passaram por inspeções para provar que não há carne de cavalo em seus produtos.
A rede alemã de supermercados Aldi, afirmou que isso representa “uma violação grave de contrato”, pois o único produto Silvercrest feito para a rede que possui lojas na Irlanda tinha sido vendido como “hambúrguer 100% carne bovina irlandesa”, aprovado pela Agência de Qualidade de alimentos da Irlanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário