domingo, 17 de fevereiro de 2013

PROJETO PROÍBE CONTINGENCIAMENTO DE VERBAS PARA DEFESA AGROPECUÁRIA

O Projeto de Lei Complementar 208/12 proíbe o governo federal de cortar verbas orçamentárias destinadas à defesa agropecuária. Atualmente, a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101/00) veta o contingenciamento apenas de recursos de pagamento obrigatório previstos na Constituição ou em lei e os destinados ao pagamento do serviço da dívida. De acordo com o autor da proposta, deputado Júnior Coimbra (PMDB-TO), a defesa agropecuária tem impactos sobre a saúde pública e, por isso, não pode ser interrompido.

Evolução


O deputado afirma que nos últimos dez anos – de 2001 a 2011 – as exportações brasileiras de carne evoluíram 438%, de 2,9 bilhões de dólares (cerca R$ 6 bilhões) para 15,6 bilhões, e o setor já representa o terceiro maior exportador do agronegócio. Essa evolução, conforme sustenta, coincide com o período em que o governo federal concedeu prioridade à saúde animal e à sanidade vegetal, com destinação de recursos suficientes para combater doenças e pragas.

Júnior Coimbra argumenta que essas ações de defesa agropecuária “exercem importante papel em relação à saúde pública, na medida em que proporcionam uma oferta de alimentos sadios à população brasileira”.

Tramitação

O projeto tramita nas comissões de Finanças e Tributação (inclusive no mérito); e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois segue para votação no Plenário em regime de prioridade.


Com informações da Agência Câmara

http://www.cfmv.org.br/portal/destaque.php?cod=1135

Nenhum comentário:

Postar um comentário