domingo, 17 de fevereiro de 2013

Piauí pode receber certificado e ficar livre do mal da febre aftosa


O teste é a última etapa para que o Piauí possa avançar para a nova classificação

O Piauí poderá receber, ainda no primeiro semestre deste ano, o certificado de área livre de febre Aftosa com vacinação, depois de superar todas as metas estabelecidas pelo governo federal ao longo de um demorado processo que começou em 2003. 

Hoje, o estado é considerado área de risco médio, depois de passar décadas como área de risco desconhecido. Segundo a coordenação de febre Aftosa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento(MAPA), não foram registrados mais casos da doença no Piauí e nos estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Maranhão e todos eles deverão ser elevados à condição de área livre com vacinação. Ainda de acordo com a coordenação de febre Aftosa do MAPA, ainda neste primeiro semestre técnicos do ministério farão novos testes para verificar se o vírus da doença ainda circula na região. 

O teste é a última etapa para que o Piauí possa avançar para a nova classificação e poder negociar seu Rebanho com os demais estados brasileiros que se encontram neste nível. De acordo com as regras do Ministério, o animal que está numa zona de risco médio ou alto risco não pode entrar em zonas livres, a menos que ele seja colocado em quarentena. 

O Piauí vai concluir, no próximo dia 28, mais uma equipe de vacinação contra a febre Aftosa. A campanha havia sido suspensa no ano passado por conta da seca na região do semiárido, mas foi retomada no início de janeiro.

Fonte: 180 Graus

Nenhum comentário:

Postar um comentário