segunda-feira, 11 de março de 2013

Brasileiros se encontram com técnicos europeus para treinamento em inspeção agropecuária


Em busca de aperfeiçoamento no sistema de inspeção agropecuária, técnicos brasileiros estão em treinamento com técnicos da União Europeia. As palestras, apresentações e reuniões estão sendo realizadas em Brasília.
Com foco em assuntos relacionados à inspeção de produtos de origem animal, a intenção é estreitar as relações comerciais entre o Brasil e o bloco. O treinamento terá duração de quatro dias e reúne seis técnicos agropecuários europeus e quarenta brasileiros. Os profissionais estão focados em três assuntos: rastreamento de produtos, desde a origem até a chegada aos mercados para venda ao consumidor, manual de boas práticas regulatórias e auditorias, vistorias e supervisão.
Segundo o secretário de Defesa Agropecuária substituto, Ricardo Cavalcanti, os novos processos podem reduzir algumas atividades operacionais que o país tem, além de custos adicionais com repetidas visitas e repetidas inspeções. Isso tudo criaria mais credibilidade entre os sistemas. O Brasil ainda tem uma meta ousada em relação ao tema: ter o melhor serviço de inspeção sanitária do mundo.
O secretário afirma que se o país não acompanhar essas mudanças, ficará a mercê do mercado. Com o advento da Organização Mundial do Comércio, as barreiras sanitárias e fitossanitárias passaram a ser praticamente os reguladores de mercado internacional, ou seja, tal produto pode deixar de ser vendido com base nessas restrições fitossanitárias.
Fonte: Ruralbr, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Nenhum comentário:

Postar um comentário