quarta-feira, 13 de março de 2013

Ubabef e OIE debaterão programa para a Avicultura e vaca louca

São Paulo, SP, 12 de Março de 2013 - O presidente executivo da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), Francisco Turra, informou que na reunião que terá nesta terça-feira (12), às 15h, com o diretor-geral da Organização Mundial para Saúde Animal (OIE), Bernard Vallat, em Paris (França), será apresentado o Programa de Compartimentação da Avicultura Brasileira e o apoio que a OIE está dando ao Brasil na questão do evento priônico em uma vaca morta no Paraná, em 2010.

'Farei questão de agradecer a OIE pela postura que teve com a questão do evento priônico ou caso atípico da encefalopatia espongiforme bovina (EEB), a doença da vaca louca, que permitiu o País seguir como grande exportador de proteína animal do mundo', disse Turra. A OIE, mesmo com o episódio, manteve a classificação do status do Brasil como risco insignificante para a doença.

Com relação à compartimentação, que consiste na estruturação da produção em compartimentos, que mapeiam e isolam plantas e estruturas produtoras de granjas, o objetivo da apresentação do programa ao diretor-geral da OIE é mostrar que a qualidade sanitária da cadeia produtiva da avicultura brasileira pode ser considerada uma das melhores do mundo. 'Pensamos proativamente para garantirmos nossa rápida reação contra eventuais problemas nos plantéis. Dessa forma, asseguramos nossa produção, nossas exportações e a sanidade dos plantéis, um dos maiores bens da avicultura nacional', destacou. Turra ainda vai aproveitar a ocasião para convidar Vallat para participar do Salão Internacional da Avicultura (SIAV), que será realizado entre 25 e 27 de agosto de 2013 no Anhembi, em São Paulo (SP).

Depois de Paris, o presidente executivo da Ubabef seguirá para Bruxelas para encontros com autoridades do Parlamento Europeu ligadas à Diretoria Geral para a Saúde e Consumo (DG Sanco) e à Diretoria Geral para a Agricultura (DG Agri). Nos encontros, Turra quer 'desfazer mitos que circulam nos corredores do Parlamento Europeu em torno da nossa produção.' O executivo também participará de um encontro com o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, ocasião em que o convidará para a solenidade de abertura do SIAV.


(Agência Estado) (Redação )
http://www.avisite.com.br/clipping/index.php?codclipping=20506

Nenhum comentário:

Postar um comentário