quarta-feira, 17 de abril de 2013

OIE diz que surto é situação excepcional; China confirma 10ª morte

     A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) disse nesta quinta-feira (11) que o surto de gripe aviária H7N9 representa uma situação excepcional. 'Com base nas informações atualmente disponíveis, estamos diante de uma situação um tanto excepcional', disse o chefe da OIE, Bernard Vallat.
     Hoje, a China anunciou que o número de mortos por causa do H7N9 subiu para 10 e há 38 casos confirmados da doença no país.
     O vírus H7N9, apesar de ser perigoso para humanos, é difícil de ser detectado no hospedeiro, que são aves de criação. 'Estamos lidando com um vírus de gripe de patogenicidade muito baixa para aves mas que tem a capacidade de causar uma doença grave quando infecta humanos', disse Vallat em comunicado.
     Como os sintomas nas aves são quase imperceptíveis, encontrar a fonte de transmissão é mais difícil, disse Subhash Morzaria, da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).
Autoridades chinesas dizem não saber como o vírus está se espalhando, mas acredita-se que seja mesmo das aves para humanos. Segundo especialistas, existe a possibilidade de que uma mutação facilite o contágio, o que poderia causar uma pandemia.
     A cidade chinesa de Nanjing proibiu os moradores de sua área urbana de criar animais de corte em suas propriedades e pediu que os existentes sejam abatidos pelos proprietários, segundo o jornal China Daily. Aqueles que violarem a determinação podem ser multados em até US$ 8. Xangai disse que vai cobrar com mais rigor o cumprimento de uma proibição semelhante. As informações são da Dow Jones.

Agência Estado
http://www.suino.com.br/SanidadeNoticia.aspx?codigoNot=105935

Nenhum comentário:

Postar um comentário