sexta-feira, 19 de abril de 2013

Pindamonhangapa/SP: Prefeitura realiza controle da Raiva em morcegos



  

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico / Departamento de Agricultura, está realizando o controle da Raiva nos morcegos, em parceria com a Defesa Agropecuária do Governo do Estado. O serviço consiste na captura dos morcegos hematófagos, que são os transmissores da Raiva, visando a diminuição da incidência de mordeduras no rebanho do município e a transmissão da Raiva.
A equipe do Departamento de Agricultura realiza o trabalho na área rural do município, desde fevereiro. Há 8 anos esse serviço não era realizado em Pinda, o que, segundo informações da Agricultura, colaborou para que essa espécie de morcego voltasse a se reproduzir. Ainda de acordo com a Agricultura, a região em que Pindamonhangaba está localizada, montanhosa e próxima à serra, é propícia para o desenvolvimento do morcego hematófago.
Para realizar a captura, a equipe vai aos locais durante o dia em busca de possíveis locais que possam ser abrigos de morcegos, como tocas de pedra, erosão e construções abandonadas, entre outros. Em seguida, são montadas redes e a equipe retorna de madrugada para a captura. Até o momento, cerca de 50 morcegos foram capturados com esse método, que é o mais eficaz pois, após a captura, os técnicos passam uma pasta vampiricida, que é anticoagulante, nas costas do animal, que é solto. Como os morcegos têm o costume de se lamber uns aos outros, ao retornar para a colônia, aqueles que estão com a pasta passam a substância para os outros animais. Com isso, cada morcego capturado destrói, no mínimo, mais um da colônia.
Os produtores rurais que tenham caso de mordedura em sua propriedade devem entrar em contato com o Departamento de Agricultura, pelo telefone 3643-2333.

Nenhum comentário:

Postar um comentário