sexta-feira, 3 de maio de 2013

Idaf esclarece sobre suspeita de ocorrência de mormo no Espírito Santo


O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) informa que recebeu, na última quinta-feira (25), notificação de suspeita de ocorrência de mormo (doença que atinge os equídeos) em cavalo do Regimento de Polícia Montada (PM-ES). O exame confirmatório, realizado pelo Ministério da Agricultura, será feito no início da próxima semana, com resultado até o final da semana.

Todas as medidas sanitárias exigidas, como interdição das propriedades e isolamentos dos animais contaminados, já foram adotadas pelo Idaf. Os médicos veterinários da Polícia Militar também estão adotando os cuidados necessários para evitar a disseminação da doença e estão em contato constante com os profissionais do Idaf que atuam no Departamento de Defesa Sanitária e Inspeção Animal.

Embora seja uma zoonose, estudos indicam que o último caso de mormo em ser humano foi registrado em 2000, nos Estados Unidos. Em seres humanos, o mormo pode se manifestar com febre, feridas na pele, inchaço no nariz, pneumonia e abscessos no corpo.

O mormo é uma doença contagiosa que atinge os equídeos (cavalos, mulas, burros e jumentos), causada por uma bactéria. Pode apresentar-se na forma respiratória ou cutânea. A transmissão acontece pelo contato entre animais, ingestão de água e alimentos contaminados, inalação ou contato com materiais contaminados, como freio, bebedouro, comedouro, entre outros. O mormo não tem cura e o sacrifício dos animais é a única forma de controle e combate.



Informações à Imprensa: 
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro
Tels: (27) 3636-3774/ 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br
www.idaf.es.gov.br 
http://www.idaf.es.gov.br/WebForms/wfNoticia.aspx?cd_Noticia=1189

Nenhum comentário:

Postar um comentário