sexta-feira, 3 de maio de 2013

Qual será a participação da Índia, Brasil, Austrália e EUA no mercado mundial da carne bovina em 2013? [relatório USDA]



Previsões revisadas de exportações mundiais de carnes em 2013
Publicamos aqui, traduzido especialmente pelo BeefPoint, as mais novas previsões do mercado mundial de carnes, em especial carne bovina, pelo USDA, departamento de agricultura dos EUA.
A previsão da produção global de carne bovina para 2013 está praticamente sem mudanças com relação à estimativa de outubro, sendo de 57,5 milhões de toneladas. Os dados da Índia foram revisdos para baixo, mas isso foi compensado por aumento na produção de outros países.
A previsão de exportações globais caíram 355.000 toneladas em comparação a estimativa anterior, publicada em outubro de 2012, para 8,6 milhões. O principal motivo foi a grande redução na expectativa das exportações da Índia. Por outro lado, o USDA fez revisões de alta para Brasil e Austrália. A demanda de importação do Leste da Ásia, particularmente na China e em Hong Kong, está mais forte, enquanto outros mercados importantes estão mais fracos devido ao menor consumo (México) ou à maior produção (Coreia do Sul).
A previsão de produção global de carne suína foi revisada para cima, em 2,7 milhões de toneladas, para um recorde de 107,4 milhões devido aos menores preços esperados dos alimentos dos animais. As previsões de exportações caíram 90.000 toneladas, para 7,2 milhões devido às menores previsões para União Europeia (UE), Estados Unidos e Brasil. Vale frisar que a carne suína é a mais consumida no mundo.
A previsão de produção global de carne de frango foi revisada para cima, em 1,1 milhão de toneladas, para 84,6 milhões, com a maioria do crescimento sendo fornecido por Estados Unidos, Tailândia e Rússia. As previsões de exportações mundiais subiram 262.000 toneladas, para 10,3 milhões, impulsionadas pelas maiores exportações dos Estados Unidos, Turquia e Ucrânia.
Comércio de carne bovina e de vitelo dos principais comerciantes e dos EUA em 1000 toneladas (equivalente peso-carcaça)
Nota: Os totais incluem somente os países que fazem parte do banco de dados oficial do USDA. Isto significa que os totais não incluem toda a produção, consumo e comércio mundial, mas sim, a soma dos dados dos países presentes no banco de dados do USDA, que representam os países mais importantes no mercado mundial de carnes. Para capturar esses países mais importantes, a lista muda periodicamente.
(p) – Dado preliminar
(f) – Previsão
Previsões revisadas para o mercado de carne bovina e de vitelo
Brasil
A previsão de produção foi revisada em 125.000 toneladas a mais, para um recorde de 9,5 milhões de toneladas. Apesar da conversão de pastagens para soja e milho durante a atual estação, a expansão do rebanho está sendo estimulada pelo suporte do governo, melhoramento genético, melhor manejo de pastagens, preços sustentados do gado, condições das pastagens, maior oferta de gado para abate e demanda internacional forte.
A previsão de exportações foi revisada em 150.000 toneladas a mais, para quase 1,6 milhão de toneladas, à medida que preços estáveis competitivos e amplas ofertas impulsionarão as vendas. A desvalorização de 16% no Real no ano passado ajudará a competitividade brasileira.
Assim, apesar do caso atípico de encefalopatia espongiforme bovina (EEB) no estado do Paraná, somente tornado público no final de 2012, as restrições impostas por Arábia Saudita, Japão, África do Sul, Coreia do Sul, China e Taiwan (que combinados representam menos de 5% das exportações) serão mais que compensadas pela demanda de outros mercados.
Provavelmente, surgirão maiores oportunidades de vendas à Rússia devido ao recadastramento gradual de plantas brasileiras, bem como as restrições russas à carne bovina norte-americana concorrente.
Austrália
A previsão de produção da Austrália foi revisada para cima com 25.000 toneladas a mais, para um recorde de 2,2 milhões de toneladas, devido ao maior abate por causa das condições de seca, ao maior custo de produção e às dívidas rurais. Com oferta ampla, preços competitivos e forte demanda internacional, as previsões de exportações foram revisadas com 55.000 toneladas para cima, para um recorde de quase 1,5 milhão. Previsões maiores do que o previsto anteriormente na demanda pela China e maiores envios aos Estados Unidos deverão mais que compensar os declínios em importantes mercados (Japão e Coréia do Sul).
Estados Unidos
A previsão de produção foi revisada com 113.000 toneladas a mais, para quase 11,4 milhões de toneladas, devido às expectativas de maiores pesos ao abate que compensam uma redução no número de animais abatidos. Entretanto, a previsão é restrita pela disponibilidade de gado para abate devido a menor safra de bezerros, liquidação anterior estimulada pela seca e elevados preços de rações.
As previsões para importações e exportações estão praticamente sem mudanças com relação à previsão anterior. Um melhor acesso ao mercado no Japão e em Hong Kong, juntamente com uma forte demanda em outros importantes mercados, deverão compensar as restrições pela Rússia.
UE
A previsão de produção foi revisada com um aumento de 35.000 toneladas, para 7,7 milhões de toneladas. Com um leve aumento no consumo, a previsão de comércio permaneceu sem mudanças com relação aos dados de outubro.
China
A previsão de produção se manteve praticamente sem mudanças, com quase 5,6 milhões de toneladas. Apesar das restrições ao Brasil, as previsões de importações aumentaram 141.000 toneladas, para um recorde de 175.000 toneladas, à medida que a demanda se mantém firme e os produtos estrangeiros estão se tornando competitivos em termos de preços devido à valorização da moeda local, o yuan.
Argentina
A previsão de produção da Argentina foi revisada com um aumento de 20.000 toneladas, para 2,8 milhões de toneladas, devido aos maiores abates, à medida que os custos de produção, maiores do que o esperado, pressionaram as margens de lucros. Entretanto, a previsão de exportações continua sem mudanças, com 180.000 toneladas, restritas pelo controle do governo às exportações, pelos preços elevados do gado e pela competição com outros fornecedores da América do Sul (Uruguai e Paraguai) em importantes mercados, como Chile, Rússia e Israel.
México
A previsão de produção se manteve praticamente sem mudanças, com 1,8 milhão de toneladas, à medida que o setor continua sendo desafiado pelo baixo volume de gado pronto para abate devido a seca, altos preços de ingredientes para ração animal (grãos) e elevadas exportações de gado vivo.
À medida que os maiores preços da carne bovina reduzem o consumo em todos os níveis de renda, as previsões de importações foram revisadas em menos 90.000 toneladas, para 260.000 toneladas. As previsões de exportações permaneceram sem mudanças.
As exportações de gado vivo foram revisadas para menos 35.000 cabeças, totalizando 1,3 milhão, à medida que a menor safra de bezerro limitou a oferta e a Turquia fechou seu mercado aos envios do México.
Rússia
A previsão de produção foi revisada em 45.000 toneladas para cima, para quase 1,4 milhão de toneladas, devido aos abates maiores do que o esperado gerados pelos maiores preços dos alimentos (ração animal), bem como ao maior peso ao abate, obtidos graças ao melhor manejo do rebanho. As previsões de importações foram revisadas em 45.000 toneladas a menos, em 1 milhão de toneladas, devido às revisões dos dados.
Canadá
A previsão de produção do Canadá foi revisada em 55.000 toneladas a menos, para 1 milhão de toneladas, o menor volume em 17 anos. As revisões para a safra de bezerro impactaram negativamente o volume de gado disponível para abate.
Oferta menor gerou uma redução na previsão de exportações em 85.000 toneladas, para 330.000 toneladas, também o menor volume em 17 anos, mesmo comparado com 2003 (seu primeiro caso de EEB). A oferta menor e a demanda estável também pressionam as previsões de importações em 25.000 toneladas a mais, para 315.000 toneladas.
A previsão de exportação de gado vivo foi revisada, com 175.000 cabeças a mais, para um total de 875.000 cabeças, devido as vantagens em termos de custos de alimentos dos animais com relação aos Estados Unidos, bem como às mudanças operacionais em uma planta (XL Foods, Alberta) e ao fechamento de outra (Levinoff-Colbex, Quebec).
Japão
A previsão de produção do Japão foi revisada em 10.000 toneladas a mais, para 505.000 toneladas, devido à demanda mais forte. A expansão de acesso ao mercado para a carne bovina dos Estados Unidos e a forte demanda antecipada para carne bovina de animais alimentados com grãos deverá impulsionar as importações e o consumo. A previsão de importações foi revisada com 10.000 toneladas a mais, para 760.000 toneladas, com a participação do mercado dos Estados Unidos devendo aumentar às custas da Austrália.
Paraguai
A forte demanda externa, particularmente pela Rússia, direcionaram a previsão de produção para 35.000 toneladas para cima, para 465.000 toneladas, e as previsões de exportações para 25.000 toneladas para cima, totalizando 275.000 toneladas.
Coreia do Sul
A previsão de produção foi revisada com aumento de 35.000 toneladas, para 336.000 toneladas por causa do maior abate devido às mudanças nas margens de lucros baseadas nas previsões revisadas para os preços do gado (para menos) e nos preços dos alimentos dos animais (para mais).
O consumo deverá declinar levemente, limitado por uma oferta abundante de carne suína doméstica com baixos preços e uma economia desacelerada. Como resultado, a previsão de importações foi revisada em 35.000 toneladas a menos, para 370.000 toneladas.
Arábia Saudita
Sem mudanças na previsão de produção, as previsões de importações foram revisadas em 40.000 toneladas a menos, para 165.000 toneladas, à medida que as restrições ao Brasil relacionadas à EEB limitaram a oferta importável.
Comentário BeefPoint: Claramente o USDA não dispõe de dados muito confiáveis da Índia, que se tornou um importante exportador, apesar de não ter uma produção grande, nem ser tradicional no setor. A Índia passa por uma transformação, uma vez que o rebanho de mais de 100 milhões de cabeças de búfalo começa a ser usado também como fonte de animais para abate, além dos tradicionais leite e tração animal. As estimativas do USDA para a Índia no ano passado eram muito grandes, como podemos ver no segundo gráfico desse artigo.
Sumário de carne bovina e de vitelo em países selecionados em 1000 toneladas (equivalente peso-carcaça)
2009
2010
2011
2012
2013
Out
2013
Abr
Produção
Brasil
8.935
9.115
9.030
9.307
9.375
9.500
UE-27
7.913
8.048
8.057
7.765
7.700
7.735
China
5.764
5.600
5.550
5.540
5.580
5.590
Índia
2.514
2.842
3.244
3.460
4.168
3.800
Argentina
3.380
2.620
2.530
2.620
2.780
2.800
Austrália
2.106
2.129
2.129
2.152
2.185
2.210
México
1.705
1.745
1.804
1.820
1.795
1.800
Paquistão
1.441
1.470
1.435
1.400
1.400
1.400
Rússia
1.460
1.435
1.360
1.380
1.345
1.390
Canadá
1.252
1.273
1.154
1.075
1.055
1.000
Outros
8.819
8.980
8.777
8.883
8.869
8.916
Total menos EUA
45.289
45.257
45.070
45.402
46.252
46.141
EUA
11.891
12.046
11.988
11.855
11.273
11.386
Total
57.180
57.303
57.058
57.257
57.252
57.527
Consumo doméstico total
Brasil
7.374
7.592
7.730
7.845
7.985
7.960
UE-27
8.263
8.147
7.975
7.806
7.750
7.785
China
5.749
5.589
5.524
5.597
5.571
5.725
Argentina
2.761
2.346
2.320
2.458
2.602
2.622
Rússia
2.505
2.487
2.343
2.395
2.416
2.416
Índia
1.905
1.925
1.976
2.049
2.008
2.100
México
1.976
1.938
1.921
1.835
1.920
1.835
Paquistão
1.414
1.436
1.402
1.367
1.367
1.367
Japão
1.211
1.225
1.237
1.255
1.248
1.270
Canadá
1.016
1.000
1.009
1.012
930
1.010
Outros
9.796
10.428
10.279
10.396
10.408
10.478
Total menos EUA
43.970
44.113
43.716
44.015
44.205
44.568
EUA
12.239
12.038
11.651
11.744
11.361
11.476
Total
56.209
56.151
55.367
55.759
55.566
56.044
Importações totais
Rússia
1.053
1.057
991
1.023
1.080
1.035
Japão
697
721
745
737
750
760
Coreia do Sul
315
366
431
370
405
370
UE-27
498
437
367
348
350
350
Hong Kong
154
154
152
241
200
325
Canadá
247
243
282
301
290
315
México
322
296
265
215
350
260
Egito
180
260
217
250
225
225
Venezuela
250
143
195
220
235
220
Chile
166
190
180
187
190
190
Outros
1.477
1.710
1.663
1.775
1.714
1.864
Total menos EUA
5.359
5.577
5.488
5.567
5.789
5.914
EUA
1.191
1.042
933
1.007
1.188
1.163
Total
6.550
6.619
6.421
6.674
6.977
7.077
Exportações totais
Índia
609
917
1.268
1.411
2.160
1.700
Brasil
1.596
1.558
1.340
1.524
1.450
1.600
Austrália
1.364
1.368
1.410
1.407
1.410
1.465
Nova Zelândia
514
530
503
517
529
505
Uruguau
376
347
320
355
375
370
Canadá
480
523
426
335
415
330
UE-27
148
338
449
307
300
300
Paraguai
243
283
197
251
250
275
México
51
103
148
200
225
225
Argentina
621
277
213
164
180
180
Outros
578
535
553
549
551
551
Total menos EUA
6.580
6.779
6.827
7.020
7.845
7.501
EUA
878
1.043
1.263
1.114
1.111
1.100
Total
7.458
7.822
8.090
8.134
8.956
8.601

Sumário de bovinos vivos em países selecionados em 1000 cabeças
2009
2010
2011
2012
2013
Out
2013
Abr
Gados totais (estoques iniciais)
Índia
309.900
316.400
320.800
323.700
327.300
327.100
Brasil
179.540
185.159
190.925
197.550
203.715
203.273
China
105.722
105.430
104.822
104.346
104.152
104.203
UE-27
88.837
88.300
87.437
86.196
85.320
85.750
Argentina
54.260
49.057
48.156
49.597
51.097
51.195
Colômbia
30.775
30.845
30.971
30.910
30.610
30.576
Austrália
27.321
27.906
27.550
28.506
29.710
29.879
Rússia
21.040
20.677
19.970
19.695
19.430
19.458
México
22.666
22.192
21.456
20.090
18.570
18.521
Canadá
13.030
12.670
12.155
12.215
12.545
12.275
Outros
75.989
57.478
56.108
55.717
55.498
55.734
Total menos EUA
929.080
916.114
920.350
928.522
937.947
937.964
EUA
94.521
93.881
92.682
90.769
89.700
89.300
Total
1.023.601
1.009.995
1.013.032
1.019.291
1.027.647
1.027.264
Produção (Calf Crop)
Índia
61.000
61.700
62.500
63.400
64.400
64.300
Brasil
49.150
49.200
49.445
49.690
50.185
50.185
China
42.576
41.500
40.900
40.950
41.365
41.550
UE-27
30.100
30.000
29.600
29.250
29.150
29.000
Argentina
12.000
11.600
13.100
13.800
14.200
14.200
Austrália
10.025
8.842
9.618
10.000
10.000
9.825
Rússia
7.389
6.952
6.800
6.900
6.900
6.950
México
6.875
7.000
6.900
6.800
6.600
6.600
Colômbia
5.300
5.200
5.150
5.125
5.000
5.000
Nova Zelândia
4.523
4.530
4.786
4.945
4.943
4.840
Outros
21.317
15.982
16.000
15.724
15.720
15.645
Total menos EUA
250.255
242.506
244.799
246.584
248.463
248.095
EUA
35.939
35.695
35.313
34.279
34.150
33.800
Total
286.194
278.201
280.112
280.863
282.613
281.895
Importações totais
Venezuela
407
612
335
616
500
525
Rússia
49
38
94
138
110
140
China
47
83
103
115
120
120
Egito
45
140
70
95
100
100
Canadá
54
56
73
56
65
55
México
20
25
16
10
25
16
Japão
16
16
12
14
15
13
Ucrânia
2
1
3
3
3
3
Bielorrússia
0
1
1
2
1
2
Outros
171
69
7
0
0
0
Total menos EUA
811
1.041
714
1.049
939
974
EUA
2.002
2.284
2.107
2.256
2.000
2.150
Total
2.813
3.325
2.821
3.305
2.939
3.124
Exportações totais
México
980
1.261
1.435
1.539
1.350
1.315
Canadá
1.067
1.065
696
825
700
875
UE-27
403
623
812
769
800
750
Brasil
530
655
405
512
590
590
Austrália
954
875
695
620
725
580
Colômbia
5
24
61
299
250
250
Uruguai
207
207
213
75
60
60
Nova Zelândia
13
27
34
42
47
47
China
29
28
29
28
29
27
Rússia
1
1
5
6
1
5
Outros
113
1
5
5
3
4
Total menos EUA
4.302
4.767
4.390
4.720
4.555
4.503
EUA
58
91
194
191
225
210
Total
4.360
4.858
4.584
4.911
4.780
4.713
Notas: 1) Pode conter outros bovinos. 2) A partir de 2010, a Nicarágua e a África do Sul foram excluídas.
Fonte: Livestock and Poultry: World Markets and Trade, Foreign Agricultural Service/USDA – Abril de 2013. (http://www.fas.usda.gov/psdonline/circulars/livestock_poultry.pdf). Traduzido e adaptado pela Equipe BeefPoint.

Nenhum comentário:

Postar um comentário