terça-feira, 21 de maio de 2013

MP denuncia mais um grupo suspeito de adulteração de leite


MP denuncia mais um grupo suspeito de adulteração de leite

12 pessoas estão na mira das investigações pela fraude descoberta no núcleo de Ibirubá
por Agência Brasil
Rogério Cassimiro
A descoberta faz parte da Operação Leite Compen$ado, deflagrada no último dia 8 de maio (Foto: Rogério Cassimiro/Ed. Globo)
Mais um núcleo responsável pela coleta, transporte e distribuição à indústria do leite, no Rio Grande do Sul, está na mira dos promotores de Justiça daquele Estado. Segundo o Ministério Público Estadual, uma nova denúncia de adulteração de leite será apresentada à Justiça, na semana que vem. A descoberta faz parte da Operação Leite Compen$ado, deflagrada no último dia 8 de maio, por meio de parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). 

Na sexta-feira (17/5), 12 pessoas foram denunciadas pela fraude descoberta no núcleo de Ibirubá, um dos três sob suspeita. Se a Justiça Estadual acatar a denúncia, cada uma delas deverá responder por crimes de formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e adulteração de produto alimentício cuja composição pode provocar danos à saúde ou ter o seu valor nutritivo diminuído. 

Os nomes divulgados pelo MP são : João Cristiano Pranke Marx, Angelica Caponi Marx, João Irio Marx, Alexandre Caponi, Daniel Riet Villanova, Paulo Cesar Chiesa, Arcidio Cavalli, Rosilei Geller, Natalia Junges, Cleomar Canal, Egon Bender e Senald Wachter. 

Por meio de nota, o promotor de Justiça Mauro Rockenbach esclarece que ao leite cru eram adicionados água, ureia e formol. Na semana passada, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) alertou que o formol é considerado cancerígeno. 

De acordo com as investigações do MP-RS, a água utilizada era retirada de um poço artesiano e análises feitas indicaram que o produto estava contaminado por coliformes fecais. Essas adulterações vinham ocorrendo desde dezembro do ano passado até maio deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário