terça-feira, 21 de maio de 2013

Municípios procuram a Adepará para implantar sistema de inspeção


Em reunião com o diretor geral da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), Mário Moreira, uma comitiva do município de Concórdia do Pará, no nordeste do Estado, formada por vereadores e representantes da prefeitura e do Sindicato dos Produtores Rurais, afirmou interesse em aprovar a Lei de Inspeção Municipal.

Certo da importância de um matadouro municipal para a população, o grupo aproveitou a visita à Adepará para se informar sobre o Sistema de Inspeção Municipal e pedir apoio na adequação do abatedouro, que vai atender diretamente a 183 produtores de gado bovino no município e contribuir com a qualidade de vida da população local.


Segundo o vereador Magnaldo Menezes, mais de mil famílias hoje sobrevivem da pecuária na região. “Queremos estar legalizados. Nossa necessidade é para ontem. Estamos trabalhando para ter um Sistema de Inspeção Municipal”, ressaltou o produtor Josias Negídeo. Quanto ao andamento do projeto de lei de inspeção municipal, o vereador informou que a Câmara já se manifestou favorável à aprovação.


Assim que o projeto de lei entrar em pauta, em um prazo de oito dias deve ser aprovado. Por ser um projeto de importância para o município, terá brevidade na Comissão de Constituição e Justiça e nos trâmites que se seguem, para que seja encaminhado ao plenário da Câmara Municipal para apreciação.


Legalização – Assim como Concórdia do Pará, outros municípios estão em busca da implantação do Sistema de Inspeção Municipal, a exemplo de Redenção, Capanema e Soure, no Marajó. Outros, como Tomé-Açu, já implantaram o sistema. Segundo Mário Moreira, a Adepará continuará com as ações de fiscalização junto aos matadouros ativos no Estado, pois é missão do órgão garantir a defesa agropecuária no Pará, a sanidade animal e a segurança dos produtos de origem animal e vegetal.


A Adepará trabalha para que, em um futuro próximo, o abate clandestino não exista mais no Estado. Com os atuais 26 estabelecimentos devidamente credenciados junto aos governos estadual e federal – e com os outros 36 matadouros de pequeno porte, com capacidade de abate entre 20 e 50 animais por dia, que o governo do Estado pretende implantar em algumas cidades do Pará até o fim de 2014, todos com selo de inspeção da Adepará –, o Estado apresentará quantitativo significativo para atender o abate anual de gado bovino, que hoje supera as duas milhões de cabeças ao ano.


“Estamos apoiando e orientando os municípios para criarem os sistemas de inspeção municipal. Nossa meta é fazer com que a carne e os demais produtos de origem animal e vegetal cheguem à mesa do consumidor com o carimbo e o selo de qualidade. A inspeção é fundamental para a saúde humana”, defende Mário Moreira. “Estamos zelando pela saúde do povo. Vamos perseguir esse projeto. É uma questão de saúde pública”, finalizou o diretor da Adepará.



Texto:
Christina Hayne - Adepara
Fone: (91) 3210-1106 / (91) 8137-8773
Email: christinahayne@ig.com.br

Agência de Defesa Agropecuária do Pará
Av. Pedro Miranda com a Tv Angustura nº 1666 Belém-PA CEP: 66087-490 B, altos. Pedreira
Fone: (91) 3210-1104/1102
Site: http://www.adepara.pa.gov.br/ Email: gab@adepara.pa.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário