quinta-feira, 13 de junho de 2013

RS convoca veterinários privados para que emitam Guia de Trânsito Animal de equinos



A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa) do Rio Grande do Sul, realizou na última sexta, dia 8, um chamamento aos veterinários privados do Estado, para que estes solicitem junto aoMinistério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a autoridade para emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA) para equinos. A decisão tem base na Instrução Normativa nº 15/2006 do Mapa, que estabelece normas para a habilitação de veterinários sem vínculo com o Serviço Veterinário Oficial para a emissão da GTA.

O objetivo da medida é facilitar aos proprietários de equinos a participação em eventos e, assim, desafogar o trabalho das Inspetorias de Defesa Agropecuária (IDA). Para a habilitação, o veterinário precisa preencher os formulários de cadastro disponíveis no site do Mapa. O encaminhamento dos documentos pode se dar através do próprio Ministério ou das Inspetorias de Defesa Agropecuária.

Conforme a chefe da Divisão de Defesa Sanitária Animal da Seapa, Ana Carla Vidor, a exigência da Guia de Trânsito Animal para equídeos é uma determinação federal, mas somente neste ano, com a regulamentação da Lei, por meio do Decreto Estadual 50.072/2013, passou a prever multa para o trânsito dos animais sem GTA e sem o exame de anemia infecciosa.

- Em função do decreto, houve o aumento da procura nas Inspetorias e assim surgiu a necessidade de que os veterinários e Responsáveis Técnicos (RT) dos eventos façam sua habilitação. Essa é uma maneira de facilitarmos para os produtores, uma vez que o veterinário poderá emitir a GTA de qualquer lugar, desde que tenha internet e acesso ao Sistema -- explica a fiscal agropecuária.

Além da habilitação pelo Mapa, segundo a veterinária da Seção de Controle de Trânsito e Quarentena, Gabriela Cavagni, o profissional também passará por um treinamento ministrado pela Secretaria da Agricultura para emissão da GTA no Sistema de Defesa Agropecuária (SDA).

- Para descentralizar, dependendo da quantidade de solicitações que tivermos, os treinamentos poderão ser realizados por região ou diretamente nos municípios. A ideia é que o Estado tenha o maior número possível de profissionais habilitados -- afirma.

FONTE: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Nenhum comentário:

Postar um comentário