terça-feira, 25 de junho de 2013

Trabalhadores lançam cartilha sobre operação em frigoríficos

Documento aborda as novas condições com base na Norma Regulamentadora n°36 sobre segurança e saúde do trabalho no setor, assinada em abril

por Estadão Conteúdo
 Shutterstock
NR 36 deve receber atenção especial do Ministério do Trabalho e Emprego por meio da intensificação das fiscalizações
A Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins (CNTA Afins) lança nesta segunda-feira (24/6) a Cartilha dos Trabalhadores do Setor Frigorífico. Segundo a CNTA Afins, o documento aborda as novas condições de trabalho com base nas regras determinadas naNorma Regulamentadora nº 36 - Segurança e Saúde no Trabalho em Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados, assinada em abril. No lançamento, em São Paulo, a entidade irá divulgar pesquisa inédita realizada pela subseção do Dieese sobre o perfil do trabalhador em frigorífico. 

A primeira tiragem tem 120 mil exemplares, 208 páginas e formato para caber no bolso. O presidente da CNTA Afins, Artur Bueno de Camargo, afirmou que, para que tenha efetividade, a NR 36 deve receber atenção especial doMinistério do Trabalho e Emprego (MTE) por meio da intensificação das fiscalizações, sobretudo nos municípios. Além disso, o dirigente sindical acredita que as mudanças no setor frigorífico irão beneficiar não só trabalhadores e empresas, mas a sociedade em geral, a partir da redução de custos do governo com os afastamentos no INSS. 

Na época da regulamentação da NR, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) estimou que as empresas do setor precisariam investir cerca de R$ 7 bilhões nos próximos dois anos, para adequação às exigências da norma. Conhecida com NR dos Frigoríficos, a norma traz inovações que visam à prevenção e à redução de acidentes de trabalho em frigoríficos e abatedouros em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário