sexta-feira, 5 de julho de 2013

SNDS sedia Reunião Continental de Erradicação da Peste Suína Clássica nas Américas

A erradicação da Peste Suína Clássica (PSC) das Américas será tema do encontro que ocorre no III Congresso Ibero-americano de Suinocultura, que ocorre em 29 e 30 de julho e antecede o XV Seminário Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura, em Gramado/RS.

O evento internacional reunirá autoridades sanitárias de 22 países americanos, além de técnicos da OIE (Organização Mundial de Saúde Animal) e da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) com objetivo de definir uma estratégia e um procedimento comum sobre a doença.
O tema ganhou em importância, pois, a partir do segundo semestre deste ano, a doença passará a ser de reconhecimento internacional pela OIE, o que obrigará todos os países do continente americano a adequar serviços de inspeção sanitária aos padrões da OIE e a declarar caso haja suspeitas ou casos de PSC em seus rebanhos.
A reunião entre as autoridades sanitárias dos países Ibero-americanos contará com a apresentação dos sistemas de vigilância e situação sanitária dos representantes dos 17 países membros da Oiporc, organizadora do evento, para debater as estratégias de ação conjunta. A apresentação do Brasil será realizada pelo Mapa (Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento).
Entre os temas, estão a situação da doença no continente, o plano de erradicação da PSC, as estratégias públicas e privadas para controle e eliminação da doença, as linhas de assistência das agências da FAO e OIE para execução do plano, além do estabelecimento das principais ações para cada país com objetivo de tonar todo o continente livre da zoonose até 2020. 
Atualmente, os países membros da OIE autodeclaram seu território ou zonas livres de PSC, assumindo as responsabilidades pelas informações prestadas. A partir de agora, a PSC passará a ser reconhecida oficialmente pela OIE, nos moldes da febre aftosa, EEB, peste bovina, pleuropneumonia contagiosa bovina e peste equina.
Para obter o reconhecimento oficial da OIE, os países deverão apresentar documentação demonstrando que seu serviço veterinário oficial atende às especificações contidas em capítulos do código que tratam de estruturação e avaliação de seus serviços, além das condições específicas de vigilância para PSC. Essas informações serão avaliadas por especialistas e verificadas em missões ao Brasil e a cada um dos países. 
SNDS
O XV SNDS é organizado pela ABCS (Associação Brasileira dos Criadores de Suínos) e ocorre entre 31 de julho e 2 de agosto de 2013, no Hotel Serrano Resort, em Gramado, Rio Grande do Sul.

O evento bienal, já consolidado como um dos mais importantes eventos da suinocultura nacional, reúne palestrantes de nível insuperável e os principais líderes da suinocultura em um ambiente propício para melhor aproveitamento das apresentações, relacionamento e negócios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário