terça-feira, 20 de agosto de 2013

Cavalo é diagnosticado com doença contagiosa em feira rural do ES

Segundo instituto, evento foi interditado para outros animais.

Enfermidade acomete equinos e leva ao sacrifício do animal infectado.

Um dos cavalos expostos em uma feira de negócios rurais realizada na Serra, região Metropolitana do Espírito Santo, foi diagnosticado com mormo, doença infecto-contagiosa que acomete principalmente equinos e leva ao sacrifício dos animais infectados. Segundo o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), após a confirmação da doença no animal, será necessário realizar o exame laboratorial dos outros 306 equinos presentes no evento. O local ficará interditado para os animais até que haja dois resultados negativos consecutivos para todos os equídeos.
O Idaf informou que a suspeita surgiu após a informação de que dois animais expostos na feira haviam tido contato com um cavalo diagnosticado com a doença em uma exposição em Minas Gerais. Após exames, constatou-se que um desses cavalos havia realmente contraído a doença.
Ainda de acordo com o órgão, para a participação na feira é exigido o exame negativo de mormo, além do atestado veterinário de ausência de sinais clínicos da doença, mas o problema não foi detectado pois existe um período de incubação da enfermidade e os sintomas podem não se manifestar durante o exame, o que explica o diagnóstico de doença em um dos cavalos que participam da feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário