quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Mato Grosso do Sul inicia campanha de vacinação contra aftosa com uso de brincos eletrônicos

Equipamento pretende melhorar o controle nas áreas de fronteira do Estado

Tadeu Vilani
Foto: Tadeu Vilani / Agencia RBS
Mato Grosso do Sul vai intensificar campanha contra aftosa nas áreas de fronteira
Em Mato Grosso do Sul, a segunda Etapa da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa tem início nesta sexta, no dia 1º de novembro, e segue até o dia 30. No Estado, estão sendo implantados brincos eletrônicos para identificação individual dos animais nas áreas de fronteira.
– Nós já usávamos brincos visuais, com identificação visual, com código de barras, acontece que com isso você não consegue ter um controle muito apurado porque a leitura é muito complicada – explica a secretária de Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo de Mato Grosso do Sul, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias.
>>Mapa da Febre Aftosa: veja informações atualizadas sobre a doença em todos os Estados
Tereza Cristina explica que o Estado, há quatro anos, desenvolveu o brinco eletrônico. Após “brincar” o animal, o chip emite informações do bovino a um banco de dados online do Estado via satélite. Depois, as informações vão para a Guia de Trânsito Animal (GTA) do Ministério da Agricultura.
– A grande vantagem é que você pode ter a nota e a GTA eletrônica tirada na propriedade. O Estado está dando o brinco, e a utilização dele é obrigatória.
>>Veja outras notícias sobre aftosa no site especial
Mato Grosso do Sul faz fronteira com Paraguai e Bolívia e já foi prejudicado pela doença, por isso a preocupação com a vacinação nas fronteiras é grande.
– Está tudo pronto para a vacinação, principalmente na fronteira, onde temos um trabalho mais difícil porque lá fazemos a defesa de todo o rebanho, principalmente nos assentamentos, nas aldeias indígenas e pequenos produtores. Nessa região, temos aproximadamente 800 a 900 mil cabeças.


>>Veja outras informações sobre a vacinação no Estado

CANAL RURAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário