quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Sistema facilita consulta sobre entrada de alimentos no Brasil

Ferramenta possibilita a consulta objetiva e rápida dos requisitos fitossanitários para importação desses produtos

Por meio de um novo modo de pesquisa disponibilizado pelo Departamento de Sanidade Vegetal no site do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), qualquer pessoa poderá consultar os requisitos fitossanitários para a importação de produtos de origem vegetal. O novo sistema organiza as informações por produto, por país de origem, por gênero e nome científico.
O Sistema de Vigilância Agropecuária (Vigiagro/Mapa) é responsável pela inspeção e fiscalização da entrada de produtos nos portos, aeroportos internacionais e fronteiras.  Para importar produtos de origem vegetal é necessário obedecer aos procedimentos e exigências fitossanitárias específicas para cada tipo de mercadoria, incluindo sementes e mudas, alimentos e insumos agrícolas para reduzir o risco de introdução de novas pragas no País e proteger as áreas agrícolas e nativas do Brasil.
“A nova formatação da consulta em nosso site permite um acesso rápido às informações que estão organizadas de forma padronizada e objetiva, o que facilita e dá maior segurança ao procedimento de importação”, ressaltou o chefe da área vegetal do Vigiagro, Oscar Rosa.
Para acessar ao sistema, clique aqui.
Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social
(61) 3218-2205/2203
Carol Oliveira
ana.carolina@agricultura.gov.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário