domingo, 15 de dezembro de 2013

Acordo permite ao Brasil exportar genética bovina para a Costa Rica

Protocolo sanitário articulado pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e assinado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Ministério da Agricultura da Costa Rica abre oportunidades de exportação da genética zebuína nacional. Envio deve ter início já em fevereiro.


O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Ministério da Agricultura da Costa Rica anunciaram a assinatura de protocolo sanitário para envio de genética bovina brasileira para o país da América Central. Este acordo foi articulado pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), por meio de seu projeto internacional Brazilian Cattle.


Com o acordo, sela-se uma questão antiga. Há 37 anos, a família do pecuarista costarriquenho Hector Alfonso Muñoz Fonseca se engajava no trabalho da criação do protocolo sanitário entre Brasil e Costa Rica, a fim de importar sêmen e embriões brasileiros para o melhoramento do gado local.


Algumas centrais de genética bovina do Brasil já têm pedidos para envio de sêmen de diversas raças para a Costa Rica, entre elas Nelore e Gir Leiteiro. A expectativa é de que a exportação tenha início já em fevereiro de 2014.


“A ABCZ tem orgulho de dizer que é parte atuante neste processo de internacionalização da genética zebuína brasileira, abrindo mais um importante mercado. Estamos trabalhando com a perspectiva de abertura de novas frentes para a genética bovina brasileira em diversos países da América Central e África e, certamente, teremos mais novidades já em 2014”, enfatiza Luiz Claudio Paranhos, presidente da ABCZ.


Nos últimos anos, devido ao trabalho desenvolvido pelo projeto Brazilian Cattle, foram assinados protocolos sanitários para o intercâmbio de genética entre o Brasil e vários países de pecuária tropical, entre eles Colômbia, Paraguai, Bolívia, Venezuela, Panamá, Angola, Moçambique e África do Sul (o mais recente).


Em janeiro de 2014, chegará ao País delegação da República Dominicana para conhecer de perto as centrais genéticas brasileiras, a fim de dar encaminhamento a um futuro acordo.


Fonte: Agrolink com informações de assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário