sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

BA: TUBERCULOSE BOVINA - Cruzamento de informações pode rastrear focos

30/01/2014 21:22
Adab evolui na busca pela erradicação da tuberculose bovina na Bahia, zoonose presente em todo o território nacional e de ocorrência mundial que causa prejuízos à saúde animal e humana.

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria de Estadual Agricultura (Seagri), implanta projeto para rastreamento de foco de Tuberculose Bovina na busca pela erradicação da enfermidade no Estado. Os 11 matadouros frigoríficos com Serviço de Inspeção Estadual (SIE) da região Nordeste e centro da Bahia passam a enviar amostras das lesões sugestivas de tuberculose em bovinos abatidos para análise e confirmação da doença. O objetivo é estimar a prevalência e conhecer a distribuição espaço temporal da enfermidade, possibilitando a vigilância epidemiológica, já que a doença causa grandes prejuízos econômicos por não existir vacina e os animais acometidos precisarem ser sacrificados.
Médicos veterinários inspetores dos frigoríficos estiveram reunidos na sede da coordenadoria regional de Feira de Santana para alinhar os procedimentos de envio do material encontrado na inspeção durante o abate. Durante as reuniões ocorridas no mês de janeiro, o médico veterinário José Gregório Nascimento explicou que a Tuberculose se caracteriza pela formação de nódulos granulares denominados tubérculos que podem estar localizados em qualquer órgão, mas frequentemente observadas nos linfonodos, pulmões, intestinos, fígado, baço, pleura e peritônio dos animais infectados. 

“Todas as amostras das lesões sugestivas de tuberculose bovina, identificadas pelo veterinário da inspeção, serão encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) para isolamento do M. bovis e confirmação do diagnostico de tuberculose bovina”, disse a coordenadora do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT) na Bahia, Luciana Ávila.
Munida destas confirmações a Adab vai desencadear ações em defesa sanitária animal para o rastreamento de foco e saneamento. “O uso destas ferramentas aplicadas à defesa sanitária animal vai permitir que a Adab evolua na busca da erradicação da tuberculose bovina em nosso Estado. Além disso, objetiva-se também consolidar grupos de pesquisas multi-institucionais e divulgar os resultados em periódicos e eventos científicos”, incentivou o diretor de Defesa Sanitária Animal, Rui Leal.
Os onze primeiros matadouros foram selecionados de acordo com os dados do inquérito epidemiológico realizado em toda a Bahia entre 
2008 e 2010 que apresentou uma prevalência considerada predominantemente baixa de 1,6%, de um total de 18.810 cabeças bovinas com idade superior a dois anos amostradas em 1350 propriedades. “Iremos iniciar este projeto nas regionais de Feira de Santana, Salvador, Ribeira do Pombal e Paulo Afonso por apresentarem a menor prevalência do Estado com 0,3%, já que o uso do diagnostico molecular (PCR) permite identificação e rastreamento de genótipos que auxiliam no processo de vigilância epidemiológica e "explicação" de origens dos focos”, esclarece Luciana Ávila.

Esta medida é pioneira do Brasil, adotada recentemente no Mato Grosso do Sul, e países como a Argentina e Uruguai, que utilizaram este cruzamento de informações entre a inspeção nos abatedouros e a defesa sanitária animal para erradicar a Tuberculose dos rebanhos, principalmente os leiteiros.

(Da Ascom Adab),  



Nenhum comentário:

Postar um comentário