sábado, 5 de abril de 2014

Encontro irá debater papel do veterinário

Diretor do Departamento de Saúde Animal, Guilherme Marques
Um encontro para a formação de docentes em defesa sanitária animal acontece entre os dias 7 e 11 de abril na Estação Quarentenária em Cananéia (SP). Trata-se de uma parceria entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV).
 
O objetivo da reunião é discutir com os professores dos cursos de medicina veterinária as habilidades e competências que devem ser desenvolvidas durante a graduação, para que os médicos veterinários formados atendam às necessidades do ministério e do país. 
 
“Outro ponto a ser analisado é a necessidade da inclusão de uma disciplina específica de defesa sanitária animal”, afirma o diretor do Departamento de Saúde Animal (DSA), Guilherme Marques.
 
Segundo Marques, a intenção é iniciar o processo de modelagem do conteúdo programático das faculdades veterinárias no Brasil, para que o profissional formado na área – do setor privado ou não – saiba onde está inserido dentro das ações de Defesa Sanitária Animal, considerando a importância econômica e social do tema.
 
O evento terá como palestrantes 15 fiscais federais agropecuários e um representante do CFMV. Contará ainda com a participação de 33 docentes, que foram selecionados pelo Ministério e pelo Conselho, após análise de uma lista de mais de 200 interessados.
 
O encontro foi um dos assuntos tratados pelo Mapa durante a Conferência Global da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) sobre Educação Veterinária, realizada em dezembro de 2013, em Foz do Iguaçu (PR).

http://www.jcnet.com.br/Geral/2014/04/encontro-ira-debater-papel-do-veterinario.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário