sábado, 5 de abril de 2014

Surtos alimentares no Brasil – dados atualizados em 2013


Surtos 2013 1
No dia 24/04, no Congresso de Higienistas, assisti a palestra da Drª. Rejane Maria de Souza Alves, do Ministério da Saúde, sobre Surtos Alimentares no Brasil. Na ocasião, foram apresentados em primeira mão, dados atualizados (2013), sobre a ocorrência das doenças transmitidas por alimentos no nosso país. 
Drª. Rejane iniciou sua fala com um apelo: Nós profissionais da área de alimentos, temos o dever de promover a notificação dos surtos de DTA em nosso país. Todos sabemos que nem metade dos surtos são notificados, então cabe a nós, divulgar como e quando notificar a ocorrência destas enfermidades.
 A pesquisadora também esclareceu a velha dúvida: quantos casos são necessários para ser considerado um surto de DTA? Todos irão dizer duas ou mais pessoas. Correto.
Entretanto, quanto o surto envolve uma doença mais rara, de difícil ocorrência (ex: botulismo, cólera), é necessário apenas que um indivíduo apresente sintomas da doença, para ser considerado um surto.
 Foram apresentados também, os princípios do Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica das Doenças Transmitidas por Alimentos – VE-DTA, presente no Brasil desde 1999, que tem por objetivo, reduzir a incidência das DTA no Brasil a partir do conhecimento do problema e de sua magnitude, subsidiar as medidas de prevenção e controle, contribuindo para melhoria da qualidade de vida da população.
 A seguir, serão listado os dados atualizados da Vigilância Epidemiológica das DTA no Brasil:
 
 Podemos perceber que em 2013,  tivemos 9 surtos de DTA no Brasil.
 






A região Sul, continua a nº 1 em notificações (38,9%), repito, notificações da ocorrência de DTA. A  figura não demonstra que ocorrem mais DTA nesta região e sim, que ocorre maior número de notificações aqui, seguido da região sudeste.
 

Os alimentos mistos seguem como principal causa de ocorrência de DTA, sendo que em 2013, foram 8 casos com esse tipo de alimento, totalizando 1.529 surtos 
Com relação aos agente etiológicos causadores de DTA, em 2013, por enquanto, todos os casos foram classificados como ignorado.
Os principais microrganismos causadores de DTA seguem sendo a Salmonella spp., S. aureus e E. coli.
 Os locais de ocorrência mais frequentes continuam sendo as residências, seguidos de, infelizmente, creche/escolas, restaurante/padaria, até em eventos.
 O ano não acabou, e portanto os dados são parciais.
Na parte final, a palestrante demonstrou os manuais que estão disponíveis para download no site do SVS.
Seguem os links:
 Manual Integrado de Vigilância Epidemiológica da Cólera: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/manual_integrado_de_ve_da_colera.pdf
 Manual Integrado de Vigilância Epidemiológica da Febre Tifoide:
 Manual Integrado de Vigilância Epidemiológica das Doenças Transmitidas por Alimentos


Respeite o direito autoral e sempre referencie a fonte com hiperlink. Leia mais em: http://foodsafetybrazil.com/surtos-alimentares-no-brasil-dados-atualizados-em-2013/#ixzz2y1rtTaF3


Nenhum comentário:

Postar um comentário