quarta-feira, 7 de maio de 2014

França suspende importação de suínos vivos da América do Norte e Japão

A França suspendeu as importações de suínos vivos dos Estados Unidos, Canadá, México e Japão para tentar prevenir a entrada do vírus da diarreia suína epidêmica  no país, disse hoje o ministério da agricultura da França.

A proibição também se estende a todos os produtos que contenham carne suína para alimentação animal. A França é o primeiro país europeu a adotar essa medida. 
As importações de suínos  processados destinados à alimentação humana continuarão, pois o vírus não é transmitido para as pessoas e “não apresenta problemas para a saúde”, afirmou o ministério.
No mês passado, o ministro da Agricultura do Brasil, Neri Geller, afirmou que não cogitava proibir naquele momento as importações de suínos  vivos e plasma suíno dos Estados Unidos, que vêm sofrendo com um surto da diarreia  suína epidêmica (PED, na sigla em inglês).
Além de ter afetado 60% do rebanho reprodutor dos EUA, a doença já atinge outros países, como México, Canadá, Colômbia e Peru.

Conforme o ministro Geller, todas as importações de suíno vivo para reprodução e plasma suíno oriundas de países que já tenham notificado o vírus da PED terão sua documentação burocrática de liberação concentrada em Brasília.

http://www.suinoculturaindustrial.com.br/noticia/franca-suspende-importacao-de-suinos-vivos-da-america-do-norte-e-japao/20140505092147_Y_949

Nenhum comentário:

Postar um comentário