quarta-feira, 7 de maio de 2014

Ministério apresenta estudos sorológicos para febre aftosa

Objetivo é conferir a condição sanitária dos rebanhos, avaliar a eficiência da vacinação e cumprir compromissos internacionais

Em reunião entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e representantes dos serviços veterinários oficiais foram apresentados os estudos de avaliação de circulação do vírus da febre aftosa e a eficiência da vacinação.
Encontro foi realizado, durante a semana passada, no auditório do Mapa, em Brasília, e reuniu as unidades federativas que integram a zona livre de febre aftosa com vacinação, reconhecidos internacionalmente.
As orientações do Mapa serão executadas no decorrer deste mês e têm o propósito de padronizar as ações previstas. Para o estudo de avaliação da ausência de circulação viral estão previstas as coletas de 52,8 mil amostras de soro de bovinos e búfalos em 1.650 propriedades. Já para a eficiência da vacinação serão 4,3 mil amostras em 830 propriedades distribuídas nos estados envolvidos.
Segundo o responsável pela Coordenação de Febre Aftosa (CFA) do Mapa, Plínio Lopes, são estudos importantes para gestão do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (Pnefa), além de fundamentais para manter o status de zona livre perante à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e atender requisitos de mercado para exportação de carne bovina.
“São propostas importantes, porque mostrarão se a vacinação nos rebanhos está sendo feita de forma adequada, além de confirmar a ausência de circulação do vírus na zona livre”, afirma o coordenador do programa de febre aftosa do Rio Grande do Sul, Fernando Groff.
Dentre os estados envolvidos nos estudos apresentados pelo Mapa estão: Acre, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Tocantins, Bahia, Sergipe, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e parte das zonas livres do Amazonas e Pará.
Na ocasião, os participantes também foram atualizados sobre as ações e perspectivas do Pnefa, assim como sobre a situação da erradicação da febre aftosa na América do Sul.

http://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2014/05/ministerio-apresenta-estudos-sorologicos-para-febre-aftosa
http://inovadefesa.ning.com/group/defesasanitriaanimal/forum/topic/show?id=2874953%3ATopic%3A322436

Nenhum comentário:

Postar um comentário