quinta-feira, 10 de junho de 2010

Uso da cama-de frango na alimentação dos bovinos pode causar riscos

3 comentários:

  1. Tem sacrificar todos os animais da propriedade e incinerar, sem indenização. Só assim, vamos aprender a respeitar a lei.

    ResponderExcluir
  2. Perfeito comentário Luizinho!!!! Espero que o trabalho do pessoal da ADAB ainda não tenha terminado. Ainda falta fiscalizar muitas propriedades no entorno (como o próprio produtor citou)

    ResponderExcluir
  3. Juliana do Amaral Moreira15 de junho de 2010 às 12:34

    Gostaria de comentar que estas fiscalizações estão ocorrendo em vários Estados do Brasil e estamos nessa luta desde 2006. Para se ter uma idéia, em São Paulo, fiscalizamos mais de 600 propriedades onde os produtores rurais que infringiram a IN 08/2004 foram denunciados ao Ministério Público, respondendo processos cívil e criminal, já que o uso de subprodutos de origem animal na alimentação dos ruminantes é considerado um crime contra a saúde pública. E, atualmente, em atendimento à IN 41/09, em SP, foram encaminhados para o abate (com remoção dos MERs) 25 bovinos que ingeriram cama de aviário (e este produtor tb foi denunciado ao MP) e estão sendo submetidos à aplicação da IN 41/09 mais 08 propriedades onde foi constatado uso de cama de aviário na alimentação dos bovinos.
    A vigilância da alimentação dos ruminantes deve ser contínua, com fiscalização rigorosa e aplicação das devidas penalidades, além da educação sanitária. Com persistência e com ações como a apresentada no vídeo, conseguiremos garantir o efetivo feed ban no Brasil!

    Juliana do Amaral Moreira
    Fiscal Federal Agropecuária/MAPA-SP

    ResponderExcluir