quinta-feira, 5 de agosto de 2010

RS: carga viva com 65 ovinos é apreendida na fronteira com Santa Catarina

Torres/RS
Técnicos da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio (Seappa), com o auxílio dos profissionais da Secretaria da Fazenda (Sefaz), apreenderam uma carga viva com 65 ovinos, durante uma barreira sanitária volante, em Torres. As vistorias foram feitas nesta terça-feira (3), em uma estrada vicinal daquele município, a qual dá acesso à ponte do rio Mampituba, na divisa entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina. 

A carga, com 55 ovelhas adultas e 10 filhotes, estava com a Guia de Transporte Animal (GTA) sem origem e destino corretos, além de fora do prazo de validade, e com nota fiscal adulterada - o que caracteriza contrabando. Segundo a médica veterinária da Seappa que estava no local, Luciana Bulsin, os animais serão levados à propriedade rural de um fiel depositário - pecuarista que se dispõe a cuidar do rebanho enquanto ocorre a investigação sobre a real procedência da carga. “Se o carregamento for roubado, devolveremos ao dono, caso contrário, encaminharemos os animais para o abate sanitário”, explica Bulsin. 

A Seappa também possui um Posto Fiscal em Torres, com atuação 24 horas, para o controle do trânsito de produtos de origem animal e vegetal. A barreira permanente intercepta os veículos que trafegam pelo local com o intuito de examinar a temperatura, validade, armazenamento e documentação dos produtos transportados.

Enviado por e-mail por Luciana Ribeiro e Silva Camargo

Nenhum comentário:

Postar um comentário