quinta-feira, 2 de setembro de 2010

IDAF orienta para medidas de prevenção contra a Poxvirose

No Sul do Estado têm sido comuns os casos de Poxvirose, doença provocada por vírus que atinge principalmente o rebanho leiteiro e pode ser transmitida aos seres humanos. Por isso, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Espírito Santo (Idaf) alerta para alguns cuidados que ajudam a evitar a ocorrência da enfermidade. 

Em primeiro lugar é importante que o produtor rural esteja atento aos sintomas. Nas vacas adultas, observa-se a formação de bolhas nas tetas. Os bezerros podem ser acometidos na amamentação e a doença manifesta-se por meio de bolhas na boca e na região do focinho. A transmissão aos humanos ocorre durante os procedimentos da ordenha. Nas pessoas, a doença se caracteriza pela ocorrência de bolhas nas mãos, que podem estourar provocando um grande incômodo. Além disso, pode-se desenvolver febres e infecções mais graves. 

Se, após avaliação clínica pelo médico veterinário, for constatada a doença nos animais, o ordenhador deve procurar imediatamente o serviço de saúde para receber o tratamento e as vacas acometidas devem ser ordenhadas por último. É importante ressaltar que não há registros de transmissão por meio do leite. Porém, por precaução é importante sempre ferver o alimento, para evitar esta e outras doenças. 

O médico veterinário do Idaf, José Dias Porto Júnior, ressalta que são muitos os prejuízos causados pela enfermidade, pois a mesma provoca queda na produção de leite e danos à saúde humana. Porto Júnior explica que existem medidas que auxiliam na prevenção da doença. É muito importante, por exemplo, não comprar animais sem a Guia de Trânsito Animal (GTA), documento que atesta a saúde dos bovinos e informa a origem dos mesmos. Devem ainda ser tomados cuidados com a higienização nos procedimentos da ordenha. “A nossa orientação é que o produtor lave as suas mãos e também as tetas das vacas com uma mistura de água pura e sanitária e faça uso de luvas também higienizadas com a mesma solução. Para cada três litros de água deve ser utilizado um litro de água sanitária. É importante que o ordenhador também lave os latões de leite, principalmente as alças” afirma ele. 

O médico veterinário destaca ainda que em caso de suspeita da doença, o Idaf deve ser informado imediatamente, para que possa tomar as providências cabíveis. “Em 2009 tivemos seis casos notificados da doença. Este ano já foram identificadas quatro ocorrências em Alegre, mas acreditamos que o número seja bem maior. Por isso, é muito importante que o produtor notifique o Idaf do município para que possamos fazer o controle” disse. 


Informações à Imprensa: 
Assessoria de Comunicação/Idaf 
Jória Motta Scolforo 
Tels: (27) 3636-3651 / 8821-9500 

Enviado por Fabiano Fiuza
Disponível em INOVADEFESA

Nenhum comentário:

Postar um comentário