quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Instituto Biológico de SP - Mais rapidez no diagnóstico das doenças

Análise por métodos moleculares reduzirá o prazo para divulgação dos resultados
A redução do tempo de análise não implicará aumento de custo

_ RENATO VILLELA
Um novo laboratório poderá reduzir o tempo de espera para o diagnóstico de doenças animais. Trata-se do Complexo de Pesquisa e Diagnóstico Molecular em Sanidade Animal, do Instituto Biológico, de São Paulo, inaugurado no dia 10 de agosto. A análise das amostras será feita, como o próprio nome sugere, por métodos moleculares, o que garante maior precisão e, principalmente, mais velocidade na obtenção dos resultados. “A redução no tempo de diagnóstico é fundamental para conter o avanço de uma doença e, dessa forma, minimizar os prejuízos do criador”, explica a pesquisadora Maristela Pituco.
Até agora, era comum o criador ter de esperar dez, vinte ou trinta dias para saber qual a doença e o agente infeccioso que acomete o seu rebanho. “Em casos de tuberculose, por exemplo, o diagnóstico pode demorar até três meses”, diz Maristela. Com o laboratório automatizado, os resultados sairão em “poucas horas”. A redução no tempo de espera, no entanto, não será imediata, uma vez que será preciso validar os testes, hoje feitos pelos métodos convencionais, para os métodos moleculares.
A pesquisadora acredita que em seis meses a transição terá sido concluída. Nesse período, a diminuição no prazo para o diagnóstico será gradual. No que se refere à pecuária de corte, o novo centro, que abriga o laboratório, oferece três tipos de serviços: análise de partidas de sêmen – para certificação de ausência de agentes infecciosos; análise de material para o diagnóstico de doenças, com vistas à exportação de gado em pé; e diagnóstico de casos clínicos, como doenças reprodutivas e de sintomatologia nervosa.
O laboratório modernizado ampliará os serviços prestados. Sua capacidade instalada, restrita a 200mil análises por ano, passará a ser ilimitada, além de poder oferecer novos tipos de exames.
Para Lúcia Helena Rodrigues, veterinária e responsável técnica da CRV Lagoa da Serra, de Sertãozinho, SP, a agilidade na análise das amostras trará benefícios diretos para a estratégia reprodutiva. Segundo ela, o resultado da avaliação sanitária de um touro costumava demorar de sete a dez dias, “quando tudo corria bem”. Com a nova tecnologia, a previsão é de que o diagnóstico seja entregue com apenas um dia de prazo. O mesmo deverá ocorrer com a análise das partidas de sêmen, que demandam atualmente até sete dias para serem liberadas. Como novo laboratório, que custou cerca de R$ 3 milhões, despendidos na readequação do prédio, obras de infra-estrutura, equipamentos e medidas de biossegurança, os preços dos exames não sofrerão reajuste. O Instituto Biológico recebe material diretamente ou pelo correio. As amostras devem ser acompanhadas de uma ficha informativa, disponível no site da instituição (www.biologico.sp.gov.br). No endereço eletrônico também estão as instruções para coleta e o envio de amostras, bem como a lista e o valor dos exames oferecidos.
A coleta e o envio de material devem ser feitas por um profissional, de preferência um médico veterinário. Algumas doenças são zoonoses, que podem colocar em risco a saúde de quem manipular a amostragem sem o devido cuidado.O endereço do instituto para o envio de amostras é Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1.252. Cep: 04014-000,Vila Mariana, São Paulo.Os materiais devem ser encaminhados para o Serviço de Triagem Animal do Instituto Biológico.

Fonte: Portal DBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário