INFORMATIVO ONLINE Nº 430
SEMANA 02/10/2010 a 08/10/2010
O Mundo em Sintonia da próxima terça-feira (12) vai tratar do controle de ratos. O programa de TV do CRMV-RS, com o apoio do Fundesa, vai ao ar às 22h, na TVE, com reapresentação aos domingos, às 13h.
CRMV-RS não terá expediente na segunda e terça-feira
O CRMV-RS não terá expediente nesta segunda-feira (11/10) em função da antecipação do feriado do Dia do Funcionário Público (28/10). Na terça-feira (12/10), também não há expediente pois é feriado nacional de Nossa Senhora da Aparecido. O atendimento normal na sede e nas secretariais regionais do CRMV-RS será retomado na quarta-feira, às 8h.
Médicos-veterinários elaboram programa de esterilização de cães e gatos
Uma delegação formada profissionais da Zona Sul se reuniu com o presidente e o chefe do Setor de Fiscalização do CRMV-RS na terça-feira (5) para discutir o projeto “Convênio de Esterilização de Cães e Gatos de Comunidades do Entorno da Universidade Federal do Rio Grande (Furg)”. O objetivo era adequar a proposta a nova legislação aprovada recentemente pelo Sistema CFMV/CRMVs. Pelo projeto, haverá uma integração entre diversos agentes locais, cabendo à prefeitura a garantia de recursos financeiros, à Associação dos Médicos-Veterinários de Rio Grande a execução das esterilizações e à Furg a cedência do espaço para os atos cirúrgicos no Biotério Central. O presidente do CRMV-RS, Air Fagundes, destacou que mesmo a Universidade não tendo curso de Medicina Veterinária, o médico-veterinário é o principal ator, mas não deixa de dar ao projeto um caráter multiprofissional (contemporâneo), pelo fato de envolver alunos de outros cursos (psicologia, gestão ambiental etc) e por estar inserido nas estratégias de educação e de promoção da saúde pública para integração homem, animal e ambiente da Furg.
Produto injetável a base de zinco é novidade para esterilização de cães machos
O controle de população canina tem no mercado uma nova tecnologia que pode substituir o tradicional ato da esterilização cirúrgica dos machos por meio do uso do produto Infertile, liberado pelo Ministério da Agricultura (Mapa) e testado pela Universidade de São Paulo, pelo Departamento de Controle de Zoonoses da Prefeitura Municipal de Americana (SP) e pela Secretaria Municipal da Saúde de Ibiúna (SP). O produto é constituído por uma solução injetável cujo ingrediente principal é o zinco. Uma única injeção, conforme os pesquisadores, torna totalmente estéreis até 80% dos animais. Os 20% restantes tornam-se inférteis, "pois apesar de capazes de produzir espermatozóides, o fazem em quantidade e qualidade insuficiente para a fertilização", de acordo com o laboratório responsável. Chamamos atenção que, embora possa ser um método simples e prático, por permitir esterilizar um número elevado de animais em curto espaço de tempo, o produto deve ser usado com critérios técnicos por médicos-veterinários. O uso desse produto dificulta fazer a diferenciação entre um animal esterilizado quimicamente de outro animal não castrado pelo método cirúrgico. Porém, a saída para resolver este impasse seria a identificação dos animais esterilizados pelo produto químico através da microchipagem, avalia o presidente do CRMV-RS.
Vereador de Quaraí busca orientação junto ao CRMV-RS para elaboração de projetos
O CRMV-RS tem colaborado com vereadores de diversos municípios na elaboração de legislações ligadas à Medicina Veterinária e à saúde pública. Na terça-feira (5), o vereador de Quaraí, médico-veterinário Juarez Custódeo Gomes, se reuniu com o presidente Air Fagundes em busca de orientação para implentar algumas ações no município, principalmente com relação à agroindústria familiar e o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária/Sistema Brasileiro de Inspeção (Suasa/Sisbi). Além disso, também trataram do controle da população de cães e gatos em bairros carentes. Gomes já foi prefeito de Quaraí por 12 anos e, por esse motivo, tem pleno conhecimento dos problemas socioeconômicos do município.
Educação universitária brasileira ainda na contramão
O Ministério da Educação, "agasalhando" 188 universidades, acaba de divulgar um mecanismo que força a garantia da produção de ciência no ensino universitário brasileiro, ao estabelecer às instituições que fazem parte do seu sistema que cada uma delas, obrigatoriamente, tenha quatro cursos em nível de Mestrado e dois de Doutorado. “Entretanto, como fica o restante do ensino superior no Brasil, quando excluem desse mecanismo às instituições estaduais e municipais de terceiro grau fora do sistema federal?”, questiona o presidente do CRMV-RS, Air Fagundes. Isso permite fazer uma analogia com o descompasso observado nos critérios brasileiros sobre segurança dos alimentos, quando divide os consumidores em categorias diferenciadas ao legislar sobre inspeção higiênico-sanitária de produtos de origem animal e vegetal em três níveis (federal, estadual e municipal). “Deveríamos ter uma inspeção única com os mesmos critérios de exigências para garantir saúde pública para todos, a exemplo de um ensino universitário igualitário”, afirma o Presidente.
CRMV-RS e Gadolando ampliam integração
O CRMV-RS e a Associação de Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando) estão ampliando sua integração, principalmente em relação a exposições oficiais e ao que se refere à conduta profissional. Na terça-feira, o presidente do CRMV-RS, Air Fagundes, recebeu o presidente da Gadolando, médico-veterinário José Ernesto Ferreira, e o superintendente técnico de Registro, médico-veterinário José Luiz Rigon.
Reconhecimento do CRMV-RS ao médico-veterinário da bancada gaúcha
A presidência do CRMV-RS, representando mais de dez mil profissionais no Rio Grande do Sul, cumprimenta os médicos-veterinários que concorreram a deputado estadual e federal nas eleições deste ano pela corragem demonstrada para enfrentar um processo eleitoral. Preliminarmente, parece que a Medicina Veterinária, em todo País , não teve o sucesso desejado, diferentemente do que aconteceu com outras profissões. “Aproveitamos, ao mesmo tempo, para parabenizar o médico-veterinário Onyx Lorenzoni pela sua reeleição como deputado federal e para manifestar a certeza que seu gabinete, em Brasília, vai permanecer de portas abertas, como sempre esteve, para receber colegas sem perguntar cor partidária”, diz o presidente do CRMV-RS, Air Fagundes. Vale lembrar que Onyx começou sua trajetória fazendo política profissional e deixando importante contribuição à classe na conquista de direitos trabalhistas ao presidir o Sindicato dos Médicos-Veterinários no Rio Grande do Sul.
Carne bovina desaparecerá como produto de massa, alerta FAO
A Agência para Alimentos e Agricultura da Organização das Nações Unidas (FAO) estima que a carne vai desaparecer como produto de massa no futuro, segundo apresentação realizada recentemente no Congresso Mundial da Carne, ocorrido em Buenos Aires. Para Henning Steinfeld, chefe do setor de análise e políticas para produção animal e divisão de saúde do Departamento de Agricultura da FAO, diante das exigências cada vez maiores para produção de carne de uma forma sustentável, o produto deixará de ser uma commodity num mundo com a população em crescimento. Segundo a FAO, o consumo de carnes em geral deve dobrar em 2050 , mas o avanço da carne bovina será pequeno. Steinfeld acredita que as restrições sobre países que produzem gado de forma extensiva, como Argentina e Brasil, vão crescer pela necessidade de reduzir as emissões de gases de efeito estufa.
Vaga para veterinário em residência multidisciplinar depende das universidades
A inclusão de médicos-veterinários e a consequente concessão de bolsas em programas de residência multidisciplinar depende exclusivamente da inclusão da Medicina Veterinária como área de saúde pública dentro dos programas de cada universidade. A informação foi repassada à presidente da Sindicato dos Médicos-Veterinários (Simvet/RS), Maria Angélica Zollin de Almeida, durante reunião da Comissão Nacional de Saúde, ocorrida quarta (06) e quinta-feira (07),em Brasília. Angélica representa a Federação Nacional dos Médicos Veterinários (Fenamev) na comissão. Segundo a presidente do Simvet/RS, as vagas para médicos-veterinários dentro dos programas de residência multidisciplinar da área da saúde estão previstas em lei, o que falta é a universidades/faculdades abrirem as vagas para os profissionais em seus programas.
CRMV-PR lança mobilização em favor da guarda responsável de animais
Na segunda-feira (04/10), Dia Mundial dos Animais, teve início no Paraná a rodada de eventos sobre a Campanha de Guarda Responsável de Cães e Gatos, promovida pelo CRMV-PR. O objetivo é promover o debate sobre bem-estar animal, políticas públicas sobre controle populacional e controle e prevenção de zoonoses. Na próxima semana também será promovido o Dia de Mobilização, com o apoio de acadêmicos de Medicina Veterinária. O objetivo é distribuir folders e orientar a população sobre os principais cuidados que os proprietários devem ter com cães e gatos para garantir o bem-estar do animal. Em Curitiba e Londrina, também serão veiculados nos ônibus do transporte coletivo cartazes da campanha.
Agronegócio contribui para queda de desnutrição no país
A Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF 2008-2009) realizada pelo IBGE mostrou a diminuição acentuada da desnutrição em todas as faixas de renda e regiões do país. O Nordeste é o território que mais reduziu os índices de desnutrição infantil, alcançando percentuais próximos aos do Sudeste e aos do Centro Oeste, que historicamente apresentavam índices menores. Caso a tendência seja mantida, o problema da desnutrição crônica, que é medida pelo déficit de altura em crianças, será superado na próxima década. O declínio do problema da desnutrição nesta década está associado às melhorias observadas no poder aquisitivo das famílias de menor renda, ao aumento da escolaridade das mães, à universalização do ensino fundamental e à ampliação da cobertura de serviços básicos de saúde e saneamento. Além disso, cabe ressaltar que o crescimento do agronegócio disponibiliza mais alimentos e com menores preços aos brasileiros.
Suspensão de vacina antirrábica não atinge estabelecimentos privados
O Ministério da Saúde determinou na quinta-feira (07), a suspensão preventiva de todas as campanhas de vacinação de cães e gatos contra raiva animal em todo o país. A decisão foi tomada após resultados preliminares de investigação laboratorial indicarem ocorrência de efeitos graves e mortes após a vacinação com o produto Rai-Pet, do laboratório Biovet, distribuído pelo ministério para as campanhas nos estados. A notícia provocou dúvidas entre os médicos-veterinários e principalmente entre a população gaúcha. O CRMV-RS, inclusive, emitiu um comunicado sobre o assunto, esclarecendo que a decisão não atinge as vacinas aplicadas em consultórios, clínicas e hospitais veterinários. A medida restringe-se à vacina Rai-Pet, esclarece o coordenador estadual do Programa contra Raiva Humana da Secretaria Estadual da Saúde, Jairo Predebon.
A que se refere a decisão do Ministério da Saúde?
Houve problemas com um lote de vacina produzida por um laboratório para o Minitério da Saúde e que provocou a suspensão das campanhas de vacinação em todo o país. No entanto, o Rio Grande do Sul tem a raiva sob controle e não realiza campanhas de vacinação, apenas faz bloqueio vacinal em casos específicos. O estado recebeu vacinas deste lote para seus bloqueios, mas nenhum problema foi registrado até o momento. Mesmo assim, o bloqueio que estava em andamento em Veranópolis foi suspenso e estamos tratando da compra de vacinas no mercado para não interromper o trabalho.
Essa medida afeta a vacinação realizada em estabelecimentos privados?
Não, as clínicas pet não são atingidas porque utilizam vacinas produzidas por outros laboratórios.
Curso de Ginecologia em Bovinos, de 13 a 15/10, em Pelotas (RS). Informações: 53 3225 3924 ouwww.lanceagronegocios.com.br.
I Congresso internacional transdiciplinar de proteção à fauna, dias 14 e 15/10, em Goiás (GO). Informações: 62 3241 3939 ou www.congressofauna.com.br.
Curso de ginecologia em bovinos, de 14 a 15/10. Informações: 53 9144 2405 / 9946 6725 oua.m.rassier@gmail.com / eduardo@lanceagronegocio.com.br.
Curso de Odontologia Equina, de 14 a 16/10, em Tapes/RS. Informações: 53 9115 0167 ou pmahfuz@gmail.com.
Curso de capacitação para profissionais médicos-veterinários no gerenciamento de sinantrópicos, dias 15 e 16/10 e 10 e 11/12, na sede do CRMV-RS, em Porto Alegre. Promoção : Sovergs. Informações e Inscrições: 51 3228 1194 ou sovergs@sovergs.com.br
I Curso de Fisioterapia e Equinos, de 15 a 17/10, em Pelotas (RS). Informações: 53 3227 6603 ouwww.vetesul.com.br.
Curso de Manejo Reprodutivo de Bovinos, de 15 a 17/10, em Viçosa (MG). Informações: 31 3899 8300 ouwww.cptcursospresenciais.com.br.
V Ciclo de Palestras em Pecuária de Corte, dia 19/10, em Santa Maria (RS). Informações:ivanbrondani11@gmail.com ou www.ufsm.br.
Curso de Etologia e Doma Natural de Equinos, de 20 a 30/10, em Tapes/RS. Informações: 53 9115 0167 oupmahfuz@gmail.com.
Curso de emergências e prontoatendimento em cães e gatos (de 20 a 22/10); Curso de anestesias em pequenos animais (de 22 a 24/10); Curso de primeiros socorros em equinos (de 27 a 29/10); Curso de irrigação: sistemas, manejo e gestão em condições a campo (de 28 a 30/10); Curso de Odontologia Equina (de 30/10 a 01/11), em Viçosa (MG). Informações: 31 3899 8300 ou www.cptcursospresenciais.com.br.
Palestra sobre Hemoparasitoses, dia 21/10, em Porto Alegre (RS). Informações: 51 3024 7061 ou www.anclivepa-rs.com.br.
1º Curso de Anestesiologia em Pequenos Animais , dias 22 e 23/10, em Cruz Alta (RS). Informações: 55 3321 1600 ou www.unicruz.edu.br.
20º Treinamento em Métodos de Diagnóstico e Controle de Brucelose e Tuberculose Animal e Noções de Encefalopatias Espongiformes Transmissíveis (PNCEBT), de 25 a 29/10, no Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF), em Eldorado do Sul. Informações e inscrições: www.ipvdf.rs.gov.br e 51 3481 3711.
Curso para docentes: Programa Nacional de Abate Humanitário, de 26 a 28/10, em Porto Alegre (RS). Informações: 51 3308 9993 ou www.ufrgs.br.
Noite da especialidade – Cinomose Canina, dia 28/10, em Porto Alegre (RS). Informações: 51 3024 7061 ouwww.anclivepa-rs.com.br.
Curso de cólica equina, de 02 a 04/11, em Viçosa (MG). Informações: 31 3899 8300 ouwww.cptcursospresenciais.com.br.
II Simpósio Gaúcho de Oftalmologia Veterinária, de 04 a 07/11, em Porto Alegre (RS). Informações: 51 3308 6901 ou http://oftalmovetufrgs.blogspot.com.
Curso de reprodução equina, de 04 a 06/11, em Tapes (RS). Informações: 53 9115 0167 ou www.mahfuz.com.br.
II Simpósio Gaúcho de Oftalmologia Veterinária, de 04 a 07/11, em Porto Alegre (RS). Informações: 51 3308 6901 ou http://oftalmovetufrgs.blogspot.com.
Mestrado em Doutorado em Ciência Animal – inscrições abertas até 05/11. Informações: 62 3521 1586 ouwww.vet.ufg.br/ppgca.
Simpósio Nacional de Diagnóstico por Imagem em Medicina Veterinária , dias 05 e 06/11, em Santa Maria (RS). Informações e inscrições: 55 3220 8813 ou www.ufsm.br.
Simpósio de Diagnóstico por imagem em Medicina Veterinária , 05 e 06/11, em Santa Maria (RS). Informações: 55 3220 8813 ou www.ufsm.br.
Curso de diagnóstico por ultrassonografia na reprodução bovina e equina, de 08 a 13/11, em Salvador (BA). Informações: 71 9197 8092 ou jcamoura@ufba.br.
Medicina Veterinária
Paraná
CRMV-PR - vagas para médico-veterinário. Inscrições de 25/10 a 19/11. Informações: www.crmv-pr.org.br.
Rio de Janeiro
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) – vagas para professores nas áreas de Clínica Médica-Veterinária, Deontologia Veterinária e Medicina Veterinária Legal e Propedêutica em Diagnóstico por Imagem. Inscrições até 13/10. Informações: http://www.ufrrj.br/concursos/, clicando no edital 42/2010.
EXPEDIENTE
O Informativo Online é uma publicação semanal do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS), distribuído por e-mail a usuários cadastrados. As edições anteriores estão disponíveis no site www.crmvrs.gov.br.
Jornalista responsável: Leandro Brixius (MTb/RS 9468)
Colaboração: acadêmica de jornalismo Hosana Aprato
Formatação web: Carlos André Santiago
Contatos: assimprensa@crmvrs.gov.br
Foto: Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário