terça-feira, 19 de outubro de 2010

Videoconferências - Secretaria de Saúde de SP

Diagnóstico e Tratamento de Casos Humanos da Leishmaniose Visceral Americana e Leishmaniose Tegumentar Americana

A videoconferência teve como objetivo a capacitação de médicos no diagnóstico e tratamento da Leishmaniose Visceral Americana e Leishmaniose Tegumentar Americana. Com isso, espera diagnosticar e tratar precocemente as leishmanioses no Estado de São Paulo.

Videoconferência realizada em 01/10.

*Clique nos títulos para assistir aos blocos:

- Leishmaniose Tegumentar Americana

Videoconferencistas: Lisete Lage Cruz, médica do Centro de Vigilância Epidemiológica de São Paulo; e Valdir Sabbaga Amato, médico infectologista do Hospital das Clínicas FMUSP e do Instituto Medicina Tropical.

- Vigilância Epidemiológica

Acidentes com animais peçonhentos

Segundo o Ministério da Saúde, o número de acidentes com aranhas, escorpiões, cobras e outros animais peçonhentos cresceu 33% nos últimos 6 anos. Só em 2009, foram registrados mais de 90.500 casos. Desses, 300 pessoas morreram. A Secretaria da Saúde realiza videoconferência para diminuir a incidência e a letalidade desses acidentes por meio da divulgação de medidas preventivas.
Videoconferência exibida em 21/09.
* Clique nos títulos para assistir aos blocos
Videoconferencistas: Melissa Mascheretti, diretora técnica da Divisão de Zoonozes do Centro de Vigilância Epidemiológica; e Doutora Christina Terra Gallafrio Novaes, ambas do Hospital Vital Brasil e Instituto Butantan.
Videoconferencista: Ceila Maria Sant’ana Málaque, do Hospital Vital Brasil e Instituto Butantan.
Videoconferencistas: João Luis Costa Cardoso, do Hospital Vital Brasil e do Instinuto Butantan; e Joceley Casemiro Campos, da Divisão de Zoonoses do Centro de Vigilância Epidemiológica.

Vigilância em Febre Amarela

A febre amarela é uma doença infecciosa aguda. É causada pelo vírus da febre amarela e transmitida por mosquitos na América do Sul e na África, principalmente. O ciclo de vida do vírus tem, no máximo, 10 dias, mas a gravidade da doença varia de caso para caso.

A videoconferência tem como objetivo capacitar técnicos na importância da vigilância da febre amarela e a detecção precoce de casos no estado.

Vigilância de Epizootias em Primatas não Humanos

Videoconferencistas: Melissa Mascheretti , diretora da Divisão de Zoonoses – CVE; e Roberta Spinola, médica veterinária da Divisão de Zoonoses – CVE.

Vigilância Entomológica, Diagnóstico Laboratorial e Vacinação da Febre Amarela

Videoconferencistas: Melissa Mascheretti, diretora da Divisão de Zoonoses – CVE; Eduardo Bergo, biólogo – SUCEN; e Vivian Regina Silveira – Medica Veterinária – Instituto Adolfo Lutz.

Vacinação de Febre Amarela

Videoconferencistas: Melissa Mascheretti, diretora da Divisão de Zoonoses – CVE; e Helena Sato, diretora da Divisão de Imunização – SES.

Vacinação contra a Raiva de Cães e Gatos 2010

Para apoiar a capacitação das equipes de saúde do Estado na utilização de vacinas antirrábicas por cultivo celular, na campanha de vacinação contra a Raiva de Cães e Gatos deste ano, o Instituto Paster realizou uma videoconferência sobre o tema.
A nova vacina é mais pura e eficaz que as utilizadas anteriormente e, por ser produzida em células, induz à maior criação de anticorpos. Para os animais, a nova antirrábica representa mais segurança e resposta duradoura.
Na videoconferência, a diretora do Instituto Pasteur, Ivanete Kotait, e a técnica de Saúde Maria de Lourdes Reichmann apresentam informações sobre as novas vacinas, a conservação das doses e os eventos da campanha.
Videoconferência realizada em 29/07
Assista à videoconferência:

Influenza Pandêmica H1N1 – Novos Desafios

Na primeira pandemia do vírus da Influenza A (H1N1) em 2009, o mundo ainda não contava com a vacina contra a doença. Para este inverno, o Brasil se prepara para uma 2ª onda da pandemia, imunizando grupos específicos da população, mais precisamente, aqueles que apresentaram maior vulnerabilidade ao vírus, e os profissionais de saúde.

A vacina é um novo aliado, mas, tão importante quanto ela é a informação, principalmente sobre medidas de prevenção. A videoconferência foi desenvolvida para divulgar as ações de vigilância e controle da Influenza Pandêmica H1N1, além dos manejos clínicos de diagnóstico, prevenção e tratamento.

Videoconferência exibida em 30/06

Assista:

>> Influenza Pandêmica H1N1 – Novos Desafios – Parte 1

Videoconferencistas: Telma Regina M.P. Carvalhanas, diretora técnica da Divisão de Doenças de Transmissão Respiratória; Nancy Bellei, médica e professora da Unifesp; e Ana Freitas Ribeiro, diretoria Técnica do Centro de Vigilância Epidemiológica.

>> Influenza Pandêmica H1N1 – Novos Desafios – Parte 2

Videoconferencistas: Telma Regina M.P. Carvalhanas, diretora técnica da Divisão de Doenças de Transmissão Respiratória; Geraldine Madalosso, médica da Divisão de Infecção Hospitalar do Centro de Vigilância Epidemiológica; e Maria Lucia Utagawa, diretora técnica do Núcleo de Gerenciamento de Amostras Biológicas do Instituto Adolfo Lutz.

Mudanças no Tratamento de Tuberculose

_Do início do século XX até os dias de hoje, o tratamento para a tuberculose evoluiu e passou por diversas mudanças. Esse é o tema da videoconferência, apresentada pela Secretaria da Saúde do Estado.

Videoconferência apresentada em 27/11/09.



Enviado por Milena Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário