terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Atraso na regra de transgênicos na UE ameaça setor agrícola


UE não aceita carregamentos de transgênicos não considerados seguros.

Na última semana, autoridades deveriam ter decidido sobre novas regras.

Da Agência Estado

A demora para autorizar a importação de grãos contendo vestígios de organismos geneticamente modificados não autorizados dentro da União Europeia (UE) representa uma séria ameaça ao setor agrícola do bloco, informou na segunda-feira (14) o Comitê de Comércio de Cereais (Coceral).

Atualmente, a UE não aceita carregamentos contendo quantidades, ainda que pequenas, de transgênicos não considerados seguros dentro da Europa e já apreendeu cargas por este motivo no passado.

Sem consenso
Na última semana, autoridades deveriam ter decidido sobre novas regras para aprovar a presença de um baixo nível de organismos geneticamente modificados nos embarques, de modo a aliviar a pressão sobre os produtores do bloco. No entanto, a Comissão Europeia e representantes dos Estados membros não conseguiram chegar a um consenso, adiando novamente a proposta.

"O atraso na aprovação e publicação de uma solução técnica 'praticável' impõe sério risco às operações comerciais e pode impactar seriamente todo o segmento agrícola da UE, incluindo as indústrias de processamento, alimentação e ração animal", disse Teresa Babuscio, secretária-geral da Coceral.
Ela advertiu que, embora a posição do bloco sobre a presença de uma pequena quantia de transgênicos nas importações continue incerta, operadores não assumirão o risco de importar 80% dos grãos e alimentos necessários para indústria. "Isso deixa os importadores europeus de grãos e matérias-primas para ração expostos a altos riscos e a sérias incertezas jurídicas", disse a Coceral em um comunicado. As informações são da Dow Jones.

Nenhum comentário:

Postar um comentário