sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Leptospirose mata 4 na Grande Curitiba


Publicado em 11/02/2011 | BRUNA MAESTRI WALTER


As chuvas registradas nas últimas semanas no Paraná colocaram os serviços de saúde em alerta devido aos riscos trazidos pela leptospirose. Nos últimos dois meses, pelo menos quatro pessoas morreram devido à doença em Curitiba e região metropolitana, duas na capital e duas em Colombo.
Precauções
Cuidados básicos com doenças durante o período de chuvas:
- Ferva a água por pelo menos 1 minuto para preparar alimentos e escovar os dentes.
- Não coma nada que tenha entrado em contato com água de enchente. Os enlatados que estiverem intactos podem ser aproveitados depois que os rótulos forem retirados e as latas bem lavadas com água e cloro.
- Para lavar o ambiente e utensílios, use um copo e meio de água sanitária a cada 10 litros de água limpa; ferva as roupas; colchões e móveis devem ser secos ao ar, sob o sol, e limpos com desinfetante.
- Mantenha telas nos ralos.
- Evite andar descalço e use luvas de borracha para fazer a limpeza. Sacos plásticos também podem ser usados nos braços e nos pés.
Os gestores preveem que haverá mais casos da doença. Segundo a diretora do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde de Curiti­ba, Karin Regina Luhn, por enquanto o cenário de leptospirose neste ano deverá ser semelhante ao de 2010, um ano com números recordes da doença.
Do início de 2011 até 9 de fevereiro, a capital registrou 131 casos suspeitos – 16 foram confirmados. Os números são praticamente os mesmos do mesmo período do ano passado, quando foram notificados 142 casos e 20 confirmações. O ano de 2010 fechou com 129 casos confirmados e 27 mortes.

Notificações acontecem o ano inteiro, mas o risco aumenta no período de chuvas, devido à dispersão da urina do rato, transmissor da doença. “De 40% a 50% dos casos de leptospirose acontecem nos três primeiros meses do ano. O número de casos varia ano a ano conforme o calendário de chuvas”, diz Karin.

Em janeiro de 2011, o número de ocorrências provocadas pela chuva cresceu 96,2%, de 158 para 310 em Curitiba. O cenário foi o mesmo verificado no Paraná: os alagamentos aumentaram 13% em janeiro, de 157 para 178
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário