quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Produtos lácteos: aumenta exigência de qualidade para venda na Ceasa de Minas Gerais



A regularização do comércio produtos lácteos será ampliada em 2011 nos Mercados Livres do Produtor (MLPs) da CeasaMinas, conforme as normas de qualidade e segurança alimentar. Desde junho de 2009, está em vigor o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para a venda de derivados do leite, um compromisso de cada produtor junto ao Ministério Público para adequação às normas. Neste ano, além do queijo, a regularização também irá atingir outros produtos.

“Em 2010, técnicos do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) visitaram 91 produtores de queijo que comercializam no MLP da Ceasa em Contagem. Trinta e duas queijarias encontram-se em fase de regularização sanitária, duas se cadastraram no IMA e as demais desistiram de fornecer o produto ao MLP daquele entreposto”, explica o superintendente de Segurança Alimentar e Apoio à Agricultura Familiar (Susaf) da Secretaria de Estado de Agricultura, Lucas Scarascia.

Segundo o superintende, outros benefícios foram gerados, como a melhoria de condições higiênicas e sanitárias das propriedades produtoras de leite e o aumento do índice de vacinação contra doenças que atingem o rebanho bovino.

O trabalho, coordenado pela Secretaria da Agricultura, foi realizado também junto aos produtores que comercializam nas Ceasas de Barbacena, Caratinga, Governador Valadares, Juiz de Fora e Uberlândia para garantir o compromisso de ajuste às normas sanitárias.

Novos produtos

Neste ano, além do queijo, a regularização também irá atingir demais derivados lácteos (doce de leite, manteiga e requeijão) colocados à venda nos MLPs das unidades da Ceasa no Estado.

De acordo com a assessora técnica da Susaf, Luciana Rapini, “existe ainda a proposta de que, nos mercados livres de todos os entrepostos, sejam iniciadas neste ano ações educativas para transporte e venda de produtos de origem vegetal seguindo as normas de qualidade e segurança alimentar”. Será usado como referência o trabalho desenvolvido com os produtos de origem animal.

O grupo de trabalho criado para acompanhar o cumprimento das ações do Termo de Ajustamento de Conduta é constituído pelas seguintes instituições: Secretaria da Agricultura com suas vinculadas – IMA e Emater – Ceasaminas, Secretaria de Estado de Saúde, Prefeitura de Contagem e Associação dos Produtores de Hortifrutigranjeiros de Minas Gerais (Aphcemg).

Caixas plásticas

Lucas Scarascia destaca também a implantação do uso de caixas plásticas higienizáveis no MLP usadas para o comércio de hortigranjeiros. “Vamos difundir neste ano o uso dessas caixas no MLP. Hoje a maioria dos produtores ainda utiliza as caixas de madeira. Além de diminuir a propagação de pragas e doenças que podem representar riscos para a saúde, o uso das caixas plásticas sanitizadas vai possibilitar a redução de perdas dos alimentos entre a pós-colheita até a mesa do consumidor”, explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário