segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

OIE amplia para todo MS status de área livre de aftosa


Agencia Estado

Região que se integrou ao restante do estado é composta por 13 municípios.

São 5,9 mil propriedades na zona com cerca de 800 mil bovinos e búfalos.

Da Agência Estado

A comissão científica da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) reconheceu nesta sexta-feira (4) a zona de alta vigilância de Mato Grosso do Sul como livre de febre aftosa com vacinação. Esta era a única área do estado que ainda não tinha o reconhecimento. As informações foram divulgadas pelo Ministério da Agricultura, que recebeu comunicado da OIE por meio da Secretaria de Defesa Agropecuária.
A região que se integrou ao restante do estado nessa classificação é composta por 13 municípios. Entre eles estão Corumbá, Japorã, Ponta Porã e Porto Murtinho. No total, existem 5,9 mil propriedades nessa zona com cerca de 800 mil bovinos e búfalos.
O trabalho para que todo o estado fosse reconhecido como livre da doença com vacinação era intenso desde abril de 2005, quando a organização rebaixou a região por conta de um foco de aftosa em alguns municípios que têm fronteira com Paraguai e Bolívia. O Brasil pedia a retomada do reconhecimento desde agosto de 2010.
Para conceder o status novamente, o OIE levou em consideração alguns pontos específicos, conforme o Ministério da Agricultura: controle do trânsito efetivo, identificação dos animais (brinco), vacinação oficial e a instalação de postos de fiscalização ao longo da fronteira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário