quinta-feira, 3 de março de 2011

Laringotraqueíte em SP


A Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, informa que 700 mil aves com idades entre 4 e 70 semanas já foram vacinadas contra a laringotraqueíte infecciosa (LTI). A vacinação foi iniciada no dia 14 de fevereiro e a previsão é que esse número chegue em torno de um milhão. Na segunda etapa, que se inicia nesta terça-feira (1º de março), serão vacinadas todas as aves de reposição, com o uso de duas doses do medicamento. 
O controle da doença no município está sendo realizado em conjunto com a Associação Paulista de Avicultura (APA) e com a Cooperativa Agrícola de Guatapará (Coag). As equipes de médicos veterinários da CDA estão percorrendo as granjas para supervisionar a aplicação. 
Na manhã da última quinta-feira (24 de fevereiro), o medico veterinário Fernando Gomes Buchala, que também é diretor do Escritório de Defesa Agropecuária de São José do Rio Preto, realizou uma reunião com a equipe técnica para implementar as medidas de biosseguridade estabelecidas pela legislação. 
Segundo ele, as medidas de biosseguridade a serem implementadas nesta etapa são a desinfecção e controle de trânsito de veículos egressos das granjas de Guatapará e o tratamento de excretas para autorização de trânsito. As medidas em questão são estabelecidas para evitar a difusão de agentes infecciosos entre as granjas do polo de produção de Guatapará e dali para as demais granjas do Estado. 
Um programa de educação sanitária foi elaborado com essa finalidade. Reuniões com os avicultores, visitas às granjas e fiscalizações são realizadas sistematicamente para as melhorias das condições. Buchala acrescenta que as demais granjas do Estado, mesmo sem a ocorrência da laringotraqueíte infecciosa devem implementar as medidas de biosseguridade para evitar que agentes infecciosos entrem nos seus planteis. Os escritórios de defesa das diversas regiões estão disponíveis para orientações. Os endereços podem ser encontrados no site www.cda.sp.gov.br. (Mais detalhes sobre a vacinação em www.agricultura.sp.gov.br).

FONTE: CDA
FONTE INDIRETA: Avicultura Industrial

Nenhum comentário:

Postar um comentário