sexta-feira, 25 de março de 2011

País retoma campanha da vacina antirrábica




A campanha de vacinação contra raiva em cães e gatos, que estava suspensa desde o ano passado por causa de mortes e reações adversas exageradas nos animais, será retomada em todo o País em duas etapas. O Estado de São Paulo começará a receber as doses da vacina do Ministério da Saúde a partir de julho - que desta vez não serão fornecidas pelo laboratório Biovet.
A vacina do ano passado, que era de cultivo celular e considerada de ponta, provocou problemas em 637 animais do País, segundo o Ministério da Saúde. Desse total, 41,6% (265 bichos) tiveram ocorrências graves que levaram à morte ou provocaram fortes reações adversas. Desta vez, o fornecedor será o Instituto de Tecnologia do Paraná.
Em agosto de 201 Q, por causa dos problemas ocorridos em São Paulo, revelados à época pelo JT, a secretaria de Estado da Saúde suspendeu a vacinação em todos os municípios. Foi o único Estado a tomar essa medida. Em outubro, foi a vez do Ministério da Saúde recomendar a suspensão para todo o País.
O cancelamento da campanha pelo Governo Federal se deu após resultados de testes em camundongos que demonstraram que o medicamento era insatisfatório em relação à capacidade de não produzir reações inesperadas.
Com o recebimento das novas doses, os municípios farão seus calendários de aplicação - que poderá ocorrerem setembro e não em agosto, como é de praxe. ::






Eis o link para baixar o informe técnico:
http://xa.yimg.com/kq/groups/23157480/177224371/name/INFORME+T%C3%89CNICO+-+MAR%C3%87O+2011.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário